Confinamento de bovinos recua 5% em 2015, diz Assocon

No ano ano passado a produção foi de 769 mil bovinos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No ano ano passado a produção foi de 769 mil bovinos

Levantamento da Assocon (Associação Brasileira dos Confinadores) revela que o volume de animais confinados teve um recuo de 5% em relação ao ano passado. Dos 731 mil animais em 2015 ante 769 mil em 2014. Os dados foram colhidos nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Maranhão.

O boi magro permaneceu valorizado e o consumo de carne bovina foi impactado, em parte pelo ambiente econômico brasileiro e em parte pela menor oferta de animais para o abate (queda ao redor de 10%), segundo a entidade.

Dessa forma, o consumidor também acabou migrando parte de seu consumo para as proteínas animais mais baratas, como frango e suíno. A Rússia, que é uma grande importadora, passa por dificuldades econômicas e reduziu as compras, comprometendo as exportações de carne bovina.

A previsão para 2016 o confinamento pode cair até 3,5%, ainda de acordo com dados da Assocon, uma vez que o pecuarista continua desconfiado em relação ao consumo doméstico, custos de produção e retomada das exportações de carne bovina.

 

Conteúdos relacionados