De balanças a taxímetros, comércio de Campo Grande é fiscalizado em ação contra irregularidades
Fiscalização tem duração de 90 dias com foco em coibir irregularidades em 13 produtos na Capital
Nathália Rabelo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fiscais da AEMS-MS (Agência Estadual de Metrologia), do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), fazem fiscalização em balanças nos estabelecimentos comerciais de Campo Grande. Ação também vai analisar taxímetros, brinquedos, capacetes, sistemas de GNV (Gás Natural Veicular), entre outros.
Conforme informações da agência, a ação integra o Plano Nacional de Vigilância de Mercado que acontece simultaneamente em todo o país. Ela começou na terça-feira (11) e se estende por 90 dias, quando serão fiscalizados 13 produtos.
“O objetivo maior é proteger o consumidor e o empresário de concorrentes desleais que, muitas vezes, têm vantagens comerciais em função das irregularidades que cometem. É isso que a gente está tentando coibir. O plano é realizar a vigilância de mercado, combatendo a falsificação de produtos que prejudica não só o consumidor, mas a empresa que fornece o produto regular”, disse o diretor-presidente da AEM/MS, Marcos Derzi.
Portanto, as operações têm caráter orientativo e, caso sejam encontradas irregularidades, os estabelecimentos serão instruídos a corrigir os procedimentos e estarão sujeitos a penalidades, em caso de reincidência, que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Fiscalização
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, disse que os fiscais vão avaliar, por exemplo, se os produtos têm selo do órgão e se passaram pelas verificações obrigatórias. Dessa forma, protege consumidores e comerciantes dos riscos dos produtos irregulares e piratas.
Serviço
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Vasco apenas empata com o Juventude no Brasileirão e sai vaiado de São Januário
Resultado irritou a torcida vascaína que vaiou o time após o apito final
Homem é detido após fazer arruaça no Terminal Guaicurus e reagir à abordagem da Guarda Civil
Guarda Civil apreendeu com o homem porções de entorpecentes
Em cadeia de rádio e TV, Cármen Lúcia convida cidadãos a votar
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou os eleitores e as eleitoras a comparecerem às urnas neste domingo (6) para exercer seu “direito fundamental”
São Paulo é preguiçoso, leva gol de bicicleta e cai para o Cuiabá na Arena Pantanal
Donos da casa derrotaram os paulistas por 2 a 0 em uma Arena Pantanal vazia em partida válida pela 29ª rodada da competição
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.