Volume de serviços tem dois meses consecutivos de queda em Mato Grosso do Sul

Apesar da queda que revela desaceleração econômica do setor, em relação a agosto de 2021, o volume de serviços avançou 2,6%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
serviço
Serviços fazem parte da rotina das famílias. (Foto: Nathalia Alcântara)

Setor de serviços tem segundo mês consecutivo de retração em Mato Grosso do Sul. Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) mostra que, em agosto, o volume de serviços teve queda de 1,3% na comparação com julho.

Apesar da queda que revela desaceleração econômica do setor, em relação a agosto de 2021, o volume de serviços avançou 2,6%. O acumulado nos últimos 12 meses é de 6,9% e no ano o setor acumula alta de 7,3%, conforme os dados do IBGE.

Mato Grosso do Sul é um dos nove estados onde houve retração no setor de serviços em agosto. Na comparação com agosto de 2021, o avanço do volume de serviços no Brasil (8,0%) foi acompanhado por 24 das 27 unidades da Federação.

Em agosto de 2022, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou decréscimo de 0,5% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após ter avançado 4,1% em julho último. Por sua vez, o volume do transporte de cargas apontou variação negativa de 0,3% em agosto de 2022. O segmento se situa 0,3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado no mês anterior. O transporte de cargas está 31,3% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Conteúdos relacionados