Principal setor da economia sul-mato-grossense, os Serviços seguem com atividade intensa. Números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o volume de serviços em junho cresceu 2,7% na comparação com maio e 9,4% no acumulado de 2022 comparado ao mesmo período de 2021.

A Mensal de Serviços divulgada nesta quinta-feira (11) mostra ainda que a atividade do setor está acima da média nacional, que foi de 0,7% em junho. No indicador acumulado do primeiro semestre deste ano, o volume de serviços mostrou expansão de 8,8% frente a igual período de 2021.

O economista Renato Prado explica que tradicionalmente, o setor de Serviços é o primeiro a captar tendências do ponto de vista econômico. “Nesse contexto, o crescimento de 2,7% indica que a economia do Estado está aquecida, com aumento de demanda de serviços. Os grandes responsáveis desses resultados são o maior consumo das famílias e o aumento dos serviços prestados por setores como o transporte e de serviços técnicos/administrativos”, diz.

Não há detalhamento no IBGE para os subsetores de serviços. No país, o volume do setor de serviços subiu 6,3% em junho de 2022, sua 16ª taxa positiva seguida. Houve altas em quatro das cinco atividades e em 62,7% dos 166 tipos de serviços investigados. Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,8%) exerceu a principal contribuição positiva, impulsionado pelo aumento de receita em transporte rodoviário de cargas; rodoviário coletivo de passageiros; navegação de apoio marítimo e portuário; e ferroviário de cargas.