Seis dos nove grupos de produtos e serviços que integram o Índice Nacional de Preços ao Amplo 15 (IPCA-15) registraram altas de preços em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A deflação de 0,37% no IPCA-15 deste mês foi concentrada nos grupos Transportes (-2,35%), Alimentação (-0,47%) e Comunicação (-2,74%).

As famílias gastaram mais em agosto com Habitação (0,47%), Vestuário (1,66%, impacto de 0,07 ponto porcentual), Educação (0,12%), Artigos de Residência (0,24%), Despesas Pessoais (0,83%, impacto de 0,08 ponto porcentual) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,94%, impacto de 0,12 ponto porcentual).

Em Vestuário, houve aumentos de preços das femininas (1,83%), masculinas (1,78%) e infantis (1,52%), além de calçados e acessórios (1,58%) e joias e bijuterias (0,98%).

No grupo Saúde e Cuidados Pessoais, os destaques foram os aumentos nos itens de higiene pessoal (1,28%) e nos planos de saúde (1,13%). Os produtos farmacêuticos subiram 0,81% e contribuíram com 0,03 ponto porcentual para o IPCA-15 de setembro.

O resultado geral do IPCA-15 em setembro foi decorrente de quedas de preços em nove das 11 regiões pesquisadas. A taxa mais baixa ocorreu no (-0,93%), enquanto a alta mais acentuada foi registrada em Belém (0,50%).