Campo Grande ficou na 32ª posição no ranking de Cidades Amigas do 5G, elaborado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade. O levantamento apontou as 100 cidades do país que mais incentivaram a implantação de infraestrutura de telecomunicações e expansão da conectividade.

Por outro lado, a capital sul-mato-grossense foi indicada como a que mais subiu posições em relação ao ano passado – quando era apenas cidade amiga da internet – na região Centro-Oeste, subindo 21 posições.

Ainda, o ranking aponta que, entre as capitais, Campo Grande ocupa a 10ª posição, obtendo nota de 3,7 – a primeira (Porto Alegre) obteve 4,4 pontos.

O levantamento, chamado Cidades Amigas do 5G, é estabelecido a partir de critérios como autorização para instalação em até 60 dias; prazo de validade da licença não inferior a 10 anos; Balcão Único (solicitações que podem ser feitas em um único órgão da prefeitura); processos e documentação claramente definidos; e valores das taxas de licenciamento razoáveis e condizentes com o custo do processo de licenciamento.

O presidente da entidade, Marcos Ferrari, explica que ter uma legislação moderna “é o primeiro passo para a expansão da conectividade”. No entanto, acrescenta que é preciso também que as cidades desburocratizem processos e façam “análises rápidas dos pedidos”.

“Essa adequação é essencial para a expansão do 5G, que vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G”, completou Ferrari.

O levantamento Cidades Amigas do 5G destaca, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, aquelas que oferecem “ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas e fibra óptica”.