Procon pede a concessionária que não corte energia de moradores que não pagaram conta

Após polêmica envolvendo o parcelamento das faturas das contas de energia, o Procon-MS (Superintendência Para Orientação e Defesa do Consumidor) enviou ofício a Energisa, concessionária que administra a distribuição de energia no Estado, para que não corte o fornecimento de energia dos moradores que não conseguiram pagar a conta do mês de janeiro. Conforme o […]

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Após polêmica envolvendo o parcelamento das faturas das contas de energia, o Procon-MS (Superintendência Para Orientação e Defesa do Consumidor) enviou ofício a Energisa, concessionária que administra a distribuição de energia no Estado, para que não corte o fornecimento de energia dos moradores que não conseguiram pagar a conta do mês de janeiro.

Conforme o Procon, a Energisa é a empresa que mais tem denúncias registradas no órgão neste mês. “Recebemos quase 2 mil reclamações contra a empresa em Mato Grosso do Sul nos últimos 10 dias”, contou o superintendente do Procon, Marcelo Salomão.

A maior parte das reclamações se deve ao aumento no valor das contas de energia elétrica. Outras são com relação a falta de ressarcimento por danos elétricos e a não religação do fornecimento no prazo de 24 horas.

A reunião, que aconteceu na Câmara Municipal de Campo Grande, contou com a presença do secretário Carlos Alberto de Assis. Ele disse que o Procon e o Inmetro, que são órgãos fiscalizadores do Estado, estão à disposição para defender a população de abusos.

Assim também lembrou que não houve reajuste que justificasse os aumentos e que a concessão da energia é de âmbito federal.

“Eu estou aqui, a pedido do governador, para colocar o Estado à disposição para que a gente possa resolver esse impasse e chegar a um bom termo. Não vou aqui achar que a Energisa agiu de má-fé. Existe um problema e esse problema tem que ser resolvido e rápido”, disse.

Fatura parcelada

Na última terça-feira (22), a Energisa aceitou parcelar as faturas em até 4 vezes. O anuncio gerou polêmica entre os consumidores que pediram a revisão “real” do consumo. O acordo foi uma solução entre a Energisa e o Procon-MS.

O processo de parcelamento das contas já pode ser solicitado e começou a valer desde quarta-feira (23) nos canais de contato com a Energisa, que avaliará a cobrança feita e poderá dividir o valor em até quatro parcelas.

Fiscalização da Aneel

Depois do anuncio que gerou grande revolta dos moradores, o Procon-MS afirmou que encaminhou pedido a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para que a agência verifique se as cobranças das taxas feitas pela empresa estão corretas. Pedido vai acontecer depois que moradores denunciaram cobranças abusivas.

“Vamos oficiar a Aneel com relação às informações que a Energisa prestou junto ao Procon. Juntos com essas informações elencar com essas denúncias que estão sendo apuradas, para que a Aneel possa nos dar efetivamente uma informação com relação aos dados que foram apresentados pela Energisa e ver se essas informações estão coincidindo”, disse Salomão.

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