Microsoft terá seis versões do Windows 10 para consumidores e empresas
Sistema operacional terá versão Pro e Home, para consumidores, e três diferentes versões para empresas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sistema operacional terá versão Pro e Home, para consumidores, e três diferentes versões para empresas
A Microsoft mostrou esta semana mais detalhes sobre o novo sistema operacional Windows 10 e seus diferentes modelos e versões. Assim como os Windows anteriores (7 e 8) o Windows 10 será vendido consumidores em duas versões: Windows 10 Pro e Windows 10 Home.
Para o mercado corporativo, no entanto, serão três diferentes versões: Windows 10 Enterprise, Windows 10 Mobile Enterprise e Windows 10 Education. O Windows Phone, como indicado anteriormente, muda de nome e passa a se chamar Windows 10 Mobile. Ele será distribuído em smartphones e pequenos tablets.
A empresa também confirmou que vai liberar o upgrade gratuito para os consumidores. “Conforme anunciado no início do ano, pela primeira vez vamos oferecer versões completas do Windows 10 Home, Windows 10 Mobile e Windows 10 Pro como upgrade gratuito para dispositivos com Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 que se qualificarem para fazer o upgrade “, escreveu o vice-presidente corporativo de Windows e search da Microsoft, Tony Prophet, no blog da companhia.
Diferenças de versões
No Windows 10 Home, os pontos principais destacados pela Microsoft incluem o assistente pessoal Cortana, o novo browser Microsoft Edge (antigo “Project Spartan”), o modo Continuum para uso com tablets ou outros dispositivos que têm telas sensíveis ao toque (como o Surface); o sistema de reconhecimento de face Windows Hello (que nesse caso precisa de uma câmera de profundidade embutida no PC), e aplicativos universais como Maps e Calendar.
Por que um consumidor mudaria para o Windows 10 Pro é que não fica muito claro. A versão Pro é descrita como o sistema operacional de preferência para empresas que querem permitir que seus funcionários tragam seus dispositivos para o trabalho ou para consumidores que trabalham com seus equipamentos pessoais.
“O Windows 10 Pro ajuda a gerenciar de forma efetiva e eficiente seus dispositivos e aplicativos; proteger dados de negócio sensíveis, dar suporte para situações de trabalho remoto e móvel e tirar vantagem das tecnologias de nuvem”, escreve Prophet. O Windows 10 Pro vai incluir o Windows Update for Business, permitindo às empresas “ir devagar” com seus novos updates.
Com o Windows 10 Mobile, a Microsoft confirmou que o sistema operacional que era apenas centrado em smartphones passa agora a ser usado também em pequenos tablets. O termo pequeno, dá para inferir, deve referir-se a tablets com telas de até 8 polegadas, embora isso não tenha sido detalhado.
Para as versões corporativas, projetadas para grandes empresas, o Windows 10 Enterprise “oferece recursos avançados de proteção contra a crescente lista de ameaças modernas à segurança que atacam dispositivos, identidades, aplicações e informações corporativas sensíveis”, escreveu a Microsoft.
Detalhes de upgrade
Segundo o blog de Prophet, usuários do Windows 8 vão precisar primeiro migrar para o Windows 8.1 para depois migrar para o Windows 10. Para os consumidores é um problema pequeno. Para as empresas nem tanto, porque exige um acompanhamento duplo de migração que pode afetar aplicativos internos.
A Microsoft não explicou se o Windows 7 fará o upgrade direto para o Windows 10 e uma porta-voz da companhia não quis comentar sobre o blog de Prophet.
A Microsoft já tinha comunicado previamente que os usuários participantes do programa de testes beta, conhecidos como Insiders, teriam acesso a versões gratuitas do produto no formato chamado de “RTM”, que é a mesma versão que será distribuída para lojas e para fabricantes de equipamentos. Os usuários do Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 terão upgrade gratuito desde que o façam num período máximo de um ano a partir do lançamento oficial do Windows 10,
A questão é que a empresa não comunicou, em momento algum, qual será o preço do novo sistema operacional nos casos que não se encaixam nas situações descritas até agora. Não está dito se o produto será vendido num modelo de assinatura ou num modelo de licença e, em ambos os casos, qual seria o preço.
A Microsoft tem sido mais transparente que nunca sobre os upgrades e sobre os processos em torno do Windows 10. Porque o upgrade vai ser gratuito, questões de preço ainda não são críticas. Mas eventualmente a Microsoft vai ter de responder a pergunta que está na cabeça de todos: como ela vai ganhar dinheiro com o Windows 10.
Notícias mais lidas agora
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
- VÍDEO: Perseguição a traficante mobiliza helicóptero da PRF e termina com motorista preso em Dourados
- Inspeção identifica racionamento de água, falta de ventilação e superlotação em presídio
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Últimas Notícias
Corpo encontrado em avançado estado de decomposição em mata era de homem desaparecido em julho
Mulher que colhia raízes na região encontrou corpo
VÍDEO: Motorista perde controle bate em poste e morre a caminho de hospital em MS
Foi tentada reanimação dentro da unidade de resgate, mas motorista não resistiu
Ricardo Rocha não é filho biológico de Gugu Liberato, revela teste de DNA
Ricardo Rocha lutava pela comprovação da paternidade de Gugu Liberato desde 2023; agora, exames apontam que ele não é filho do comunicador
Homem exige dinheiro e lanche em Ponta Porã, ameaça PM com canivete e acaba preso
Acusado foi levado para 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.