Procon orienta consumidores para as compras no Black Friday
O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas-MS, ressalta que o consumidor deve evitar compras por impulso ao participar da terceira edição brasileira da “Black Friday”, evento que oferece produtos e serviços com grandes descontos em sites e algumas lojas físicas também participam da promoção. Black Friday é o nome dado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas-MS, ressalta que o consumidor deve evitar compras por impulso ao participar da terceira edição brasileira da “Black Friday”, evento que oferece produtos e serviços com grandes descontos em sites e algumas lojas físicas também participam da promoção.
Black Friday é o nome dado ao dia seguinte ao “Dia de Ação de Graças” dos EUA, data comemorativa mais importante para o varejo americano, que antecipa as compras natalinas. Assim, no Black Friday ocorrem promoções de “queima do estoque” não vendido até o “Dia de Ações de Graças”, quando são praticados descontos aos consumidores.
O evento chegou ao Brasil em 2010 por iniciativa de uma empresa especializada em descontos na Web. Assim, o primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Além disso, destaca a instituição, o comprador deve pesquisar os preços antes da compra, para verificar se a oferta é realmente vantajosa, procurar referências sobre o site acessado e se certificar de que a página oferece dispositivos de segurança de senhas e dados.
A próxima Black Friday acontecerá nestasexta-feira, dia 29, e terá duração de 24 horas. Ao menos 120 empresas estão no site oficial do evento. O site http://www.blackfriday.com.br/r) reúne as ofertas dos sites participantes, separando os itens por categoria.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um código de ética para a versão 2013 do Black Friday. A intenção é incentivar as lojas do comércio eletrônico a adotar boas práticas nas vendas.
A Diretora do Procon, Lilian Campos orienta os consumidores para que fiquem atentos as empresa participantes acessando o site oficial do evento: blackfriday.com.br , consultando também o código de ética e ainda a comercialização dos produtos e serviços devem servir as regras do Código de Defesa do Consumidor.
Hoje os sites que aderirem ao código de ética do Black Friday mostram que se comprometem a fazer um evento decente, com informações corretas, claras e precisas sobre as promoções.
A Black Friday acontecerá na sexta-feira, dia 29, e terá duração de 24 horas. Ao menos 120 empresas estão no site oficial do evento. O site (blackfriday.com.br) reúne as ofertas dos sites participantes, separando os itens por categoria.
Nas compras pela internet, o consumidor tem o prazo de sete dias, do recebimento da mercadoria, para o arrependimento. Ou seja, pode cancelar o negócio, sem que qualquer valor lhe seja cobrado, afirmou Lilian.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.