No Dia do Consumidor, Procon e Cref fiscalizam academias da Capital
A falta de profissional habilitado nas academias é um dos problemas mais verificado nas fiscalizações
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A falta de profissional habilitado nas academias é um dos problemas mais verificado nas fiscalizações
Várias academias de ginástica da Capital foram autuadas nesta quinta-feira pelo Procon (Superintendência de Proteção e Defesa de Consumidor) e pelo Cref (Conselho Regional de Educação Física). As duas entidades desde o início da manhã estão percorrendo academias nos bairros Jardim Aero Rancho e Canguru para verificar documentos e a presença de profissionais habilitados no local.
A atividade faz parte da programação elaborada para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, hoje (15). O cronograma que começou na segunda-feira (12) segue até sábado (17).
A agente de orientação do Cref, Érika Luanna da Silva, disse que os problemas mais encontrados pelo Conselho são: falta de registro e credenciamento do estabelecimento junto à entidade de classe – o que desabilita o funcionamento da empresa.
Ainda segundo ela, a falta de profissional habilitado nas academias, é outro ponto verificado nas fiscalizações.
Silva explica, que toda academia deve ter, pelo menos, um educador físico durante todo o tempo de funcionamento. A exigência do profissional visa dar mais segurança aos alunos e evitar que exercícios sejam feitos de forma incorreta, o que pode causar lesões.
Já o agente fiscal de relações de consumo do Procon, Joílton Santos, disse que dentre as irregularidades mais encontradas pelo órgão estão: falta do Alvará de funcionamento, ou documento vencido e falta de Alvará Sanitário.
Santos conta que quando algum desses problemas é encontrado, a academia é advertida e tem um prazo para se regularizar. Em caso de reincidência, o estabelecimento é autuado e pode levar multa.
Solange Maria França é proprietária de uma academia no bairro Canguru. Ela foi autuada porque pela segunda vez o Cref encontrou o local sem profissional habilitado.
Segundo Solange, ela tem dificuldade em manter um profissional o dia todo porque o custo é muito alto e o negócio é pequeno. “Comecei o negócio com a garra e a coragem. A empresa é pequena, é difícil manter um profissional o dia todo”, explica.
Contudo, ela entende a importância da medida e disse que vai se regularizar. No momento da fiscalização, ela estava entrevistando uma profissional para trabalhar na academia.
Semana do Consumidor
A programação começou com atendimento aos consumidores no Centro Comercial Popular (Camelódromo) na segunda-feira (12).
Na terça-feira (13), o órgão fez fiscalização em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em sites de venda coletiva que anunciam serviços cuja execução é exclusiva de profissionais do conselho.
Ontem (14), houve atividades em condomínios residenciais e a Promotoria de Defesa do Consumidor recebeu na sede do Ministério Público empresas do Setor Financeiro para a construção de um Termo de Ajustamento de Conduta.
Hoje, está acontecendo fiscalização nas academias de ginástica e assinatura de Convênio com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, para atendimento do Procon em todas as Delegacias de Polícia Civil de Campo Grande, por meio de formulários apropriados.
Amanhã (16), terá palestra para os funcionários da empresa Brasil Telecom-Oi e o projeto Procon nos Condomínios vai disponibilizar atendimento aos moradores do Edifício Ana Elizabeth.
A mesma atividade ocorre no sábado (17) em outro condomínio residencial, o edifício Firenze.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Famosas em MS, caminhonetes apresentam desempenho de segurança diferentes
Conheça os motivos que levaram modelos a obterem notas tão diferentes no teste da Latin NCAP
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.