Nesta terça-feira (21), moradores de Taquarussu, distante 330 km de , foram surpreendidos com um fenômeno no céu que costuma ser uma nuvem funil, porém rastro de destruição deixado na área rural, surpreende meteorologistas.

Moradores do município fizeram vários vídeos que mostram o fenômeno que se parece com o tornado, na entrada do município. Em propriedades rurais da região, há um rastro de destruição, que inclui barracões e casas destelhadas, galhos de árvores caídos e objetos que foram arremessados longe.

Na propriedade rural de um vereador do município, imagens mostram um barracão onde são guardadas máquinas agrícolas, que teve a lona do telhado arrancada em “cinco segundos”. No mesmo local, casa foi destelhada.

Tornado em Mato Grosso do Sul

O meteorologista do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinícius Sperling, se surpreendeu com as imagens e afirma que elas podem ser sim de um tornado. A principal característica de um tornado é tocar o solo e causar destruição.

“Parece que ele toca o solo sim e um redemoinho de vento não causaria estragos, como o destelhamento de uma casa. Então tudo indica que é sim um tornado”, explica o meteorologista.

Aparentemente o tornado foi localizado e passou apenas na área rural de Taquarussu, sem estragos na cidade. As condições do clima para a formação de um tornado são bem específicas e incluem calor, umidade, cap (termo de meteorologia) que significa a disponível e vento vertical (subindo na atmosfera de forma variável).

O fenômeno é raríssimo e não há registros recentes em Mato Grosso do Sul. Não há estação meteorológica no município, portando não há dados de chuva e velocidade dos hoje em Taquarussu.

Saiba Mais