Moradores de Corumbá ficaram assustados com a chegada do temporal que atingiu a cidade nesta terça-feira (12). Em um vídeo, é possível ver a formação de uma tromba d’água durante a chuva.

De acordo com a Defesa Civil de Corumbá, os ventos chegaram a 72km/h, e alertou para um novo temporal no período noturno. A Prefeitura de Corumbá, em nota, pede que os moradores de áreas de risco tenham atenção e se precisarem de abrigo procurem o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Praça Céu.

Vítimas

Parte da estrutura da quadra da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, que fica localizada na parte alta da cidade, veio a desmoronar, atingindo uma criança de sete anos de idade, da segunda série. Ela foi levada para uma UPA, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Além da vítima fatal, outros quatro alunos foram hospitalizados, sendo que três foram levados ao Pronto-socorro de Corumbá e o quarto para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Entre as crianças que foram para o pronto-socorro, uma foi liberada, outra está realizando exames e uma em observação. E a criança que foi atendida na UPA já foi liberada.

O que é uma tromba d’água?

A tromba d’água é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma coluna de ar giratória sobre um corpo de água que condensa o vapor, sempre associado a nuvens de tempestade em sua base superior. Muitas pessoas confundem tromba d’água com um tornado por conta de seu formato de funil, mas esta é a única característica em comum entre os dois.

A tromba d’água pode ser encarada como um funil formado por um intenso vórtice que ocorre sobre a extensão de um corpo de água — mar e rios — e que raramente provoca destruição. A duração do fenômeno é pequena, a maioria dura apenas cinco minutos.