Em meio aos incêndios que assolam a região do , um vídeo registrado na noite desta terça-feira (14) chama atenção pela intensidade das chamas. Nas imagens é possível observar que o fogo na BR-262, próximo ao Buraco das Piranhas, em , ameaçava motoristas e causava sérios danos à vegetação.

Conforme o Presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Coronel Ângelo Rabelo, essa região do Pantanal já está seriamente afetada pelo fogo.

“A situação está em estado de calamidade, o fogo segue sem controle e deve ter atingido mais de meio milhão de hectares. São muitas frentes de combate, mas as cenas são assustadoras”, ressalta.

O vídeo gravado dentro de um carro mostra as chamas consumindo a vegetação e a fumaça invadindo a pista, o que dificultou o trajeto dos motoristas. Nas imagens também aparecem duas viaturas da PRF (Polícia Rodoviária Federal) às margens da rodovia.

Situação de emergência

Na terça-feira (14), o governo de decretou estado de emergência em cinco municípios do Estado. Conforme o decreto publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), as cidades de Corumbá, Ladário, , Aquidauana e Porto Murtinho encontram-se em situação de emergência por 90 dias devido aos incêndios florestais que atingem parques, áreas de proteção ambiental e áreas de preservação permanente.

Dados do Lasa/UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites da Federal do ) apontam que até a segunda-feira (13), o fogo havia consumido 489.950 hectares do bioma em Mato Grosso do Sul, cerca de 6,7% do território.

Saiba Mais