Neste fim de semana, a Sesau (Secretaria de Estado de Saúde) realiza plantão de vacinação contra e covid-19 em cinco unidades de saúde, e itinerante em um supermercado, na Vila Bandeirante.

O plantão nas unidades de saúde será somente no sábado (5), das 7h às 17h. As unidades de atendimento são: UBS 26 de Agosto, USF Noroeste, USF Moreninhas, USF Silva Regina e UBS Dona Neta, com funcionamento de 7h às 17h.

Já a ação itinerante acontecerá no supermercado Comper Brilhante, no sábado (5) e domingo (6). Em ambos os dias o ponto de vacinação irá funcionar de 8h às 15h. 

Quem pode se vacinar da Gripe

Até o momento, a vacinação contra a Gripe, em Campo Grande, está disponível somente para os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, caminhoneiros, população indígena, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e de salvamento, trabalhadores da educação, trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros, população com deficiências permanentes, população com comorbidades, profissionais do sistema penitenciário, profissionais portuários, população carcerária e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

A previsão é de que até o dia 15 de maio a vacinação seja liberada para toda a população, seguindo resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Fonte: Divulgação/

Vacinação Covid-19

Na última semana, a Sesau ampliou a aplicação da dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

Puérperas podem se vacinar após 45 dias de ter dado à luz, e população indígenas aldeados e quilombolas poderão se vacinar a partir dos 12 anos de idade. Para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses. 

O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. Quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo. 

Crianças a partir de seis meses podem iniciar o esquema vacinal. Aquelas iniciaram o esquema com a baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.