Pelo menos 180 pessoas foram afetadas com fortes temporais que atingiram a cidade de San Estanislao, também conhecida como Santani, no Departamento de San Pedro, no , nessa quinta-feira (2). Uma de 13 anos morreu em decorrência de um tornado de granizo.

A vítima foi identificada como Abaigaíl Oruê Benitez. Segundo informações ela teria sido atingida por uma espécie de tornado. Além disso, dezenas de pessoas ficaram feridas e outras tiveram que ser levadas para abrigos temporários montados na cidade.

O prefeito do Município de San Estanislao, Augustín Ovando (ANR), destacou em entrevista a uma emissora de rádio paraguaia que as áreas de Guaicá e Costa Pucú foram as mais afetadas e resultaram em diversas vítimas, que ficaram desabrigadas.

De acordo com informações da prefeitura de Santani, que decretou situação de emergência, 35 casas foram totalmente destruídas pela forte tempestade, que também provocou suspensão no serviço de fornecimento de na cidade.

O tornado de granizo ocorrido no Paraguai se deu sob uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. O fenômeno costuma estar associado a tornados no Sul do Brasil e nos países vizinhos porque aumenta a divergência de vento na atmosfera.

Saiba Mais