Crianças e adultos tiveram, neste , atrações adicionais para conhecer no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Isso porque na Semana do Exército foram enviados helicópteros, blindados e equipamentos para divulgar as atividades do Exército Brasileiro.

O operador de máquinas Emerson de Souza, 27 anos, relembrou os tempos de quartel junto da esposa e os cinco filhos. No olhar das crianças, a alegria de ver de perto um helicóptero descer no gramado simulando um em área de difícil acesso. Esse, inclusive, foi um dos pontos mais disputados até por adultos que registraram tudo no celular dentro e fora do parque.

“É uma questão de cidadania”, resume a vendedora Laisla Zaira, de 33 anos, que viu o passeio de fim de semana se converter em uma aula sobre blindados e equipamentos militares. Junto do filho e dos sobrinhos, de 7, 9 e 12 anos, eles comemoravam a oportunidade de entrar em veículos como o blindado de combate brasileiro Guarani e o norte-americano M60 A3 TTS.

Inclusive teve quem fizesse as contas sobre o consumo do veículo norte-americano que desloca com um litro de óleo cerca de 300 metros. Na equação, há que se considerar o peso de mais de 50 toneladas e a autonomia de 450 quilômetros.

Comando e Controle

Thiago e Daniel em veículo que monitora operações na fronteira (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Entre atividades de escalada, pistas de corda e orientação era possível conhecer uma das viaturas de Comando e Controle do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que opera desde 2012 no Estado. Nela os irmãos Thiago e Daniel Bindez, de 7 e 11 anos, imaginavam como seria comandar uma operação conjunta, com militares transmitindo por câmeras nos capacetes cada avanço no terreno.

Sob olhar do segundo-tenente do Exército Marcelo Bindez, de 47 anos, os garotos aprendiam um pouco mais do ofício do pai que se orgulha de “estar formando cidadãos com os valores de honestidade e patriotismo”.

Mais próximo

Público aproveitou para tirar fotos em blindados (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

“Esta é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e sanar dúvidas”, explica o primeiro-tenente Giordano Grassi. A ação no parque, inclusive, é alusiva ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado em 19 de abril. Na data o povo se uniu, no que foi conhecida como a Batalha de Guararapes, para expulsar os holandeses da região de Recife (PE). Assim começou o Exército.

Na segunda-feira (17) será a vez de escolas visitarem a exposição promovida pelo CMO (Comando Militar do Oeste). Porém, nada impede de quem passar pelo local aproveite para conhecer um pouco mais da história da instituição que comemora neste ano 375 anos de sua existência no país.