Sistemas da UFMS estão voltando de forma gradativa e devem retornar 100% na quinta-feira
Já estão à disposição dos usuários da UFMS o sistema de Passaporte UFMS, SEI, Internet cabeada, Google WorkSpace, Sigpós, Sites institucionais, AVA, AVA Cursos, SGP e RMO
Eveline Marques –
No dia 24 de setembro a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) sofreu um ataque hacker, deixando os sites fora do ar.
Em nota a UFMS informou que os sistemas institucionais estão voltando gradativamente, com segurança e com os dados recuperados, com previsão da totalidade até quinta-feira (5), incluída a conexão de Wi-Fi em todos os câmpus.
Já estão à disposição dos usuários da UFMS o sistema de Passaporte UFMS, SEI, Internet cabeada, Google WorkSpace, Sigpós, Sites institucionais, AVA, AVA Cursos, SGP e RMO.
Mesmo diante da complexidade da situação, a qualidade da infraestrutura de segurança da UFMS permitiu a recuperação dos dados e sistemas a partir dos backups existentes, uma vez que o avanço tecnológico mundial exige melhoria contínua em todos os processos e serviços digitais.
Crime
A UFMS que registrou como crime cibernético o ataque e que está sendo apurado pelas autoridades competentes, para análise da Polícia Federal, Procuradoria Jurídica e Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Além disso, a Universidade acionou o Centro Integrado de Segurança Cibernética do governo federal. Caso seja comprovado algum acesso não autorizado a dados de estudantes ou servidores, medidas jurídicas serão imediatamente tomadas.
Diante deste caso de força maior e ação criminosa, todos os prazos institucionais serão ampliados, como a devolução de livros na Biblioteca e submissão de relatórios de projetos, por exemplo, trazendo segurança a toda comunidade e fornecedores da Universidade.
Senhas
Como uma das medidas urgentes a fim de garantir a integridade e segurança dos dados, a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) alterou automaticamente todas as senhas dos usuários no Passaporte UFMS, que dá acesso aos sistemas.
Neste momento, os usuários da UFMS deverão alterar a senha do Passaporte UFMS – https://passaporte.ufms.br, que é pessoal e intransferível, de acordo com as diretrizes abaixo:
1- Não reutilize as últimas 4 senhas cadastradas;
2- Não utilize sequências de fácil identificação (números ou letras), partes do nome, CPF, data de nascimento e e-mail do usuário; e
3- A nova senha deve possuir, no mínimo:
- dez caracteres;
- 1 (um) caractere de letra maiúscula;
- 1 (um) caractere de letra minúscula;
- 1 (um) caractere numérico; e
- 1 (um) caractere especial, dentre os seguintes: ! @ # $ % * – _ + = [ ] { } : , . ? < > ( ) ;
O serviço de alteração de senha já está disponível pelo link https://passaporte.ufms.br , no botão Recuperação de Senha.
Após esta operação o usuário receberá um link no e-mail pessoal para a modificação da senha.
Caso haja qualquer dificuldade, o contato da Agetic pelo WhatsApp é 3345-7292.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Corregedoria da PM deflagra operação para prender policiais suspeitos em morte de delator
Entre os investigados está um policial militar identificado como autor dos disparos que mataram Gritzbach
VÍDEO: Gracyanne cai de cara no chão no BBB 25 após ser solta por Diego Hypólito
“Machucou?”, questionou o ex-ginasta após derrubar a musa fitness no BBB 25
Foragido, traficante e ladrão de gado é capturado com armas em Bodoquena
No tempo em que estava foragido, houve registros de que ele havia furtado cabeças de gado, e estava traficando e ameaçando indígenas da comunidade Alves de Barros em Bodoquena.
Justiça abre prazo para advogados interessados em vaga de juiz substituto do TRE-MS
TJMS envia lista tríplice para escolha e nomeação pelo presidente da República
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.