O Sinticop (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada do MS) recebeu, nesta quinta-feira (11), uma denúncia de 150 trabalhadores que vieram de outros estados com falsas promessas de , e foram deixados em hotel de . Os trabalhadores foram recrutados para trabalhar na fábrica de celulose Cerrado, localizada em Ribas do Rio Pardo.

De acordo com as denúncias feitas, a empresa Enesa Engenharia seria a responsável por convocar os trabalhadores em seus estados de origem, e trazê-los até para a seleção. Os interessados recebem passagem aérea e promessa de salários acima de R$3 mil. Após chegarem no estado encontram uma realidade diferente, com salários abaixo do esperado e, muitas vezes, não conseguem o .

Os trabalhadores passaram por mais de cinco de dias de seleção, e a maioria deles aguardam a entrevista de emprego há mais de 15 dias. A ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) prevê apenas cinco dias de seleção.

O Presidente do Sinticop, Walter Vieira dos Santos, afirma que a reivindicação dos trabalhadores é que mesmo não aceitos na vagas de emprego, recebam suporte para o retorno aos seus estados de origem, pois em alguns casos a quantia de recebida dá condições apenas de retorno de ônibus, e dependendo da distância não cobre a alimentação. “A melhor solução seria a que a seleção dos trabalhadores fossem em seu estado de origem, e somente se deslocar já com seu emprego garantido” explica.

O sindicato está apurando o caso e tomará todas as providências cabíveis juridicamente, formalizando uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho. Caso seja comprovado, a Enesa poderá ser condenada a pagar indenização por danos morais aos trabalhadores.

Empresa se defende

Em relação a denúncia referente ao “abandono de trabalhadores” e ao oferecimento de “vagas de empregos  falsas”, o Grupo Enesa repudia veementemente qualquer atitude, forma ou situação que possa ir contra a legislação trabalhista vigente. 

A exigência no processo de recrutamento e seleção de soldadores faz com que as métricas de aprovação  atendam a critérios de segurança correlacionados diretamente a qualidade da soldagem executada, portanto,  para aprovação de um candidato se faz necessário o acompanhamento dos testes laboratoriais realizados  em corpos de prova. Até o resultado destes testes, hospedamos os candidatos com todas as condições  cabíveis de habitação, alimentação e recursos para atendimento de suas necessidades básicas. 

Caso o candidato reprove na realização dos testes, conduzimos os mesmos para retorno a sua cidade de  origem e realizamos o pagamento de suas despesas de acordo com o ACT 2023/2024 vigente

Todas as documentações comprobatórias da lisura de nossas atividades referentes a situação apontada se  encontram a disposição para avaliação

Somos uma empresa consolidada no mercado a mais de 45 anos, sempre mantendo a preocupação com as  questões relacionadas a sociedade, meio ambiente, saúde e segurança, atendendo diretrizes éticas e  transparentes que visam agregar maiores oportunidades no mercado, considerando todas as interfaces  ligadas direta ou indiretamente em nossas atividades. 

Possuímos as principais certificações referenciadas do mercado e dentre as mesmas a de Responsabilidade  Social e ESG – Meio Ambiente, Social e Governança garantidas e verificadas por organismos internacionais. 

Estamos atentos às expressões e atitudes que não sigam esta natureza e não toleraremos em nenhuma  hipótese práticas contrárias ao que temos como princípios.

(Matéria editada às 17h01 para acréscimo de retorno da empresa)