Após quase um ano ‘fora’, base da Guarda Civil Metropolitana volta para o Jacques da Luz
Prédio necessitava de reforma desde 2009
Fábio Oruê, Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O prédio revitalizado da base a Gerência Operacional Bandeira da GCM (Guarda Civil Metropolitana), no Parque Jacques da Luz, em Campo Grande, vai voltar abrigar os servidores, com sua reinauguração, nesta terça-feira (25).
De acordo com a prefeitura, o prédio foi totalmente revitalizado, com aumento do refeitório, ampliação da área de estacionamento para as viaturas, alojamentos bem como banheiros, ambos reformados e exclusivos para o efetivo masculino e feminino.
A base funcionada neste local até agosto de 2022, quando mudou para a Rua Spipe Calarge. Atuaram na reforma 14 GCMs que foram homenageados na cerimônia de reabertura.
“Para mim é muito gratificante estar aqui hoje sendo homenageado e ter participado da reforma. Acredito que essa base vai contribuir muito para a segurança da região das Moreninhas e para a preservação do Parque Jaques da Luz, muita gente não respeita o parque e com a guarda isso vai melhorar”, diz o guarda Irineu Pereira de Jesus, de 23 anos, e que atua na corporação há 12.
A Gerência Operacional da Região Bandeira tem um efetivo de 120 guardas no total, sendo 47 no operacional, nas rondas e patrulhas dos próprios públicos, das vias urbanas e rurais e dos cidadãos, e os demais fazendo presença diuturnamente nos prédios da prefeitura que existem na região.
Segurança no parque
Claudia Vargas, de 40 anos, é moradora da região e frequentadora do Parque Jacques da Luz. “Agora vou poder caminhar a noite sem medo de assalto ou algo assim. Também vai ser bom para os idosos que frequentam o CCI. Eles fazem atividades a partir das 4h da manhã e agora terá mais segurança, já teve caso de idoso que foi assaltado, então, investir na segurança é sempre bom”, comenta
Segundo o gestor da Gerência Operacional, Everaldo Ponce Ojeda, o local funcionará como uma central de serviços. “Estávamos esperando essa revitalização desde 2009, com a reforma os guardas terão alojamento separados, uma varanda com cobertura. Serão 47 guardas trabalhando nessa região. A central de serviços vai ser aqui, então todas as viaturas virão pra cá. Serão duas viaturas só na região das Moreninhas”, explica.
Conforme o gestor, a reforma da sede estava parada e foi concluída pelos GCMs de forma voluntária. “Cada guarda fez uma parte da obra a partir de recursos da prefeitura”, completa Ojeda.
Descentralizada
Na base da Spipe Calarge desde o ano passado, o tempo de resposta da guarda diminuiu para alguns bairros como Maria Aparecida Pedrossian, Tiradentes e Vilas Boas. Entretanto, segundo o Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, a base estava descentralizada.
“Estávamos com uma base lá na Spipe Calarge e era muito descentralizada, principalmente para atender a essa região. Nas Moreninhas são quase 200 mil pessoas. Reativando essa base melhora a questão logística da guarda e o atendimento à população das Moreninhas”, diz.
“Com o reforço da guarda vai trazer mais segurança e as pessoas vão ficar mais a vontade para frequentar o parque em qualquer horário”, opina o secretário especial.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.