Protocolo Ana Clara Benevides: Morte de fã de MS gerou mais de 20 projetos de lei no RJ
Projetos dizem sobre disponibilização de água e segurança em grandes shows, como os de Taylor Swift
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A morte da sul-mato-grossense Ana Clara Benevides, de 23 anos, no show da cantora Taylor Swift, na semana passada, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu pelo menos 26 projetos de lei, para disponibilização de água e medidas de segurança em grandes espetáculos.
Conforme informações do Extra, uma das propostas para mudar a dinâmica de grandes shows no estado foi nomeado de Protocolo Ana Clara Benevides. De autoria do deputado Márcio Canella, o projeto prevê a liberação da entrada de uma garrafa de água transparente, de até um litro, por pessoa nas apresentações.
Além disso, os organizadores não poderão proibir, a qualquer pretexto, o ingresso do público com água potável, sob pena de coerção policial para a garantia desse direito. Com espetáculos de grande porte, a proposta se refere a qualquer apresentação cultural, artística, desportiva ou social, gratuita ou pago, com público superior a 30 mil pessoas no local, seja em ambiente aberto ou fechado.
Se aprovado, quem tiver o ingresso poderá entrar no evento com uma garrafa de água transparente, de até um litro. A embalagem deverá ser de material flexível ou não rígido, contendo apenas água. A tampa deverá ser de plástico. O líquido poderá ser congelado, desde que isso não atrapalhe a fiscalização.
Portaria do Governo Federal
Após determinação do ministro da Justiça, Flávio Dino, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) estabeleceu regras para proteger a saúde de consumidores em shows, festivais e grandes eventos nos períodos de alta temperatura.
A medida – publicada nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial da União – foi uma resposta às denúncias envolvendo o show de Taylor. Agora, com a determinação, os responsáveis pela produção de eventos terão a obrigação de disponibilizar bebedouros e água adequada para consumo em pontos que permitam o fácil acesso à hidratação de todos os espectadores.
O resgate rápido de participantes em casos de alguma necessidade de saúde ou situação de perigo também deverá ser garantido.
Ana Clara foi enterrada em MS
A estudante era natural de Pedro Gomes, onde foi enterrada na terça-feira (21). Ela passou mal no início do espetáculo no Engenhão, na sexta-feira (17), onde desmaiou e acabou morrendo. Uma equipe médica tentou reanimá-la ainda no estádio.
Foram pedidos exames complementares para apurar a causa da morte, mas um laudo pericial inicial aponta a morte por hemorragia no pulmão. O laudo mostra pequenos sangramentos no órgão da jovem.
O corpo de Ana chegou de avião em Campo Grande, três dias após a morte no Rio de Janeiro. Da Capital de MS, seguiu para Sonora, onde foi velada durante a noite e madrugada. Depois, foi encaminhada para Pedro Gomes, município que nasceu.
Após um velório na sua cidade de nascença, cortejo acompanhou o caixão até o Cemitério Municipal. Ana nasceu em Pedro Gomes, mas viveu grande parte da vida em Sonora até se mudar para Rondonópolis para fazer faculdade.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
CCZ oferece atendimento em shopping da Capital neste sábado
Ação faz parte da campanha Dezembro Verde e visa o combate aos maus-tratos e abandono aos animais
Vereadores homenageiam personalidades com a medalha “Destaques da Década”
A medalha é destinada a autoridades, personalidades, políticos, instituições, campanhas, programas ou movimentos que promoveram avanços relevantes para a capital
Rapaz é brutalmente agredido no interior e internado em estado grave na Santa Casa da Capital
A vítima ainda não foi identificada, pois não está portando documento
VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Morador gravou vídeo em cascata de lama na Rua Paranapebas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.