O Projeto Adubando Oportunidades, que visa garantir adubo para a agricultura familiar pelos próximos anos, será lançado nesta quarta-feira (3), pela Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio). A iniciativa pretende fomentar e garantir sustentabilidade aos pequenos produtores do município.

Os insumos serão doados por empresas e restaurantes que fecharam parceria com a Prefeitura. Empresas de produção e comércio de sementes, por exemplo, poderão dar um destino aos resíduos das sementeiras, enviando o material para duas escolas agrícolas de Campo Grande, que realizarão a compostagem. A Sidagro ficará responsável por fazer essa conexão, e entregar o adubo gerado aos pequenos produtores.

Outro exemplo é o restaurante do SESC, que pega a sobra dos alimentos e o transforma em um adubo rico em matéria orgânica, entregando valor na cadeia produtiva do pequeno produtor.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, afirma que o material doado muitas vezes é descartado pelas empresas. O projeto consegue, então, fechar essa cadeia produtiva. “A gente faz essa conexão, fecha a cadeia produtiva e dá destino correto a esse resíduo, levando possibilidade de crescimento para os nossos agricultores”, explica.

No ano passado a Divisão de Regularização Fundiária, Associativismo e Cooperativismo, disponibilizou 60 toneladas. Já a Divisão de Insumos e Produtos para o Agronegócio entregou 172 toneladas de adubos.