Nota divulgada pela prefeitura de informa que o sistema tributário municipal a partir da meia-noite de quinta-feira (23) passará por atualização e ficará temporariamente suspenso. O objetivo é aprimorar as ferramentas de gestão tributária do município.

Com esse procedimento os serviços relacionados aos Cadastros Imobiliários e Econômico, além dos procedimentos referentes ao IPTU, ISSQN, ITBI e outras taxas administrativas terão que ser readequados.

Os prazos estipulados para a dos serviços são de 5 dias para o sistema emissor de NFS-e e de 20 dias para o sistema de gestão tributária.

“Essa pausa programada foi calculada para nos permitir realizar uma migração de dados eficiente e com o menor impacto possível para nossos usuários”, explica o secretário de do município, Rafael Sabino.

Segundo ele, a mudança de sistema é vital para a atualização tecnológica do banco de dados da Secretaria Municipal de Fazenda, que compila mais de duas décadas de operações fiscais.

“Com isso, espera-se que a realização de serviços tributários online seja significativamente facilitada, minimizando a necessidade de deslocamento até os pontos de atendimento físico”, reitera o secretário.

A partir da implementação do novo sistema, os contribuintes poderão realizar uma série de procedimentos que antes exigiam a presença física em órgãos municipais, otimizando seu tempo e recursos.

“A Secretaria Municipal de Fazenda será equipada com ferramentas tecnológicas, permitindo que os servidores desempenhem suas funções com maior agilidade e precisão. Este investimento em tecnologia reflete o compromisso do Município com a inovação e a busca constante pela excelência no serviço público”, ressalta Sabino.