No sexto ano, alunos de Coxim transformam Manoel de Barros em tema central de projeto estudantil

Os 37 alunos foram inseridos ao mundo do poeta Manoel de Barros a partir do projeto infantil Crianceiras

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
alunos manoel de barros (1)
Projeto foi realizado em escola estadual. (Foto: Divulgação)

Os estudantes do 6º ano da Escola Estadual Viriato Bandeira utilizaram o poeta sul-mato-grossense Maoel de Barros como tema central de projeto de língua portuguesa. A escola está localizada em Coxim.

O projeto ‘A construção do conhecimento por meio da Literatura de Manoel de Barros’ visa desenvolver as competências e habilidades da Língua Portuguesa por meio da literatura sul-mato-grossense, com destaque aos gêneros poesia e biografia.

De acordo com a professora Luiza Oliver Gonçalves, os 37 alunos foram inseridos ao mundo do poeta a partir do projeto infantil Crianceiras.

Com isso, o grupo de estudantes definiu o poema ‘Borboletas’ como ponto de partida e, a partir dele, foram desenvolvidas atividades de leitura, interpretação de texto e ortografia.

Além disso, desde fevereiro os estudantes têm contato com a trajetória do poeta que inspira a educação, bem como as suas contribuições para a cultura e a literatura.

De acordo com a equipe gestora, a biografia de Manoel de Barros foi apresentada por meio de vídeos, e com base nos acontecimentos que mais lhes chamaram a atenção, os alunos produziram análises visuais.

A turma também se uniu e, juntos, fizeram um dicionário com vocábulos inventados e elaboraram cartazes para ilustrar o projeto.

“É notável o desenvolvimento dos estudantes na leitura, interpretação de texto, ortografia, na gramática contextualizada e direcionada, bem como o uso do dicionário e a formação de novas palavras com os seus respectivos significados”, disse Maria Célia Marques da Silva.

Conteúdos relacionados

lama