Dor de cabeça com chuva e sem ela também. Moradores da Rua Ubatuba, no Jardim Noroeste, convivem com alagamento e lamaçal diariamente. As constantes enxurradas que invadem suas casas têm danificado a estrutura das casas e os moradores temem perder suas moradias.

A moradora Indinaira de Oliveira, de 30 anos, tem a casa alagada toda vez que chove. “A rua fica alagada e a água escorre tudo para cá. Quando chove eu não posso sair de casa, porque meu quintal alaga”, diz ao Jornal Midiamax. O trecho problemático é entre as ruas Ataúlfo Paiva e Andrade Neves.

Além disso, ela reclama que, mesmo após as chuvas, outros tipos de problema dão dor de cabeça. “Essa rua vira uma bacia; ela nunca seca. Aqui é um atoleiro e as pessoas ficam presas. De madrugada a gente acorda para ajudar, vários carros já atolaram”, conta.

alagamento
Lamaçal invade as casas (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

“Em dia de chuva você não passa e eu não posso ficar na minha própria varanda quando chove porque é tomada pela lama”, reclama. Indinaira conta que os próprios moradores tiveram que tomar atitude para resolver o problema.

“Eu já fiz várias denúncias, mas eles [prefeitura] nunca vem”, diz ela, que afirma que os moradores da rua fizeram uma vaquinha para colocar aterro na via. “Ainda não fizemos porque estamos esperando a chuva parar”, relata.

“Está infiltrando na casa”

Vizinha dos fundos de Indinaira, Eliane Aparecida, de 53 anos, mora na rua Almeida e sofre com a enxurrada que invade o quintal da casa dos fundos. “A água está entrando para os terrenos e está infiltrando na casa. Já entrou pela rachadura”, conta a dona de casa.

Confira no vídeo:

“A água está entrando pelo terreno da vizinha na Ubatuba, passa por dentro do quintal e vai para o meu muro. Minha casa está caindo e não é o muro, é a parede da minha casa”, explica Eliane, que mora no local há 18 anos.

“Se você comprar um carro, em três meses o amortecedor já estragou. Você não pode nem entrar na sua casa. Nem ônibus aqui passa, se quiser tem que andar 6 quadras para pegar. Motorista de aplicativo não vem e caminhão de lixo não passa na rua”, conta.

alagamento
Rua fica intrasitável (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)