Pular para o conteúdo
Cotidiano

Não é mentira: Mês de abril tem dois feriados prolongados em 2023

Caso não dê para aproveitar os feriadões em abril, saiba que há outros seis feriados prolongados em 2023
Fábio Oruê -
comércio
Centro de Campo Grande (Foto: Ilustrativa/ Marcos Ermínio/Jornal Midiamax)

Se você acha que é apenas uma piada de 1º de abril, saiba que 2023 realmente ‘presenteou’ o mês com dois feriados prolongados – aqueles que se tornam três ou mais dias porque são emendados com o fim de semana.

Os aventureiros e amantes das viagens já podem se programar porque o primeiro deles acontece já na primeira semana do mês, no dia 7 de abril, a Sexta-feira Santa ou Paixão de Cristo, tradicional na fé católica.

A data, que é feriado nacional, emenda com o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa e é ideal para viajar ou visitar a família, que tradicionalmente se reúne para celebrar a Páscoa – independente da religião.

Ponto facultativo

Em , entretanto, o feriado começa antes. A Prefeitura da Capital decretou ponto facultativo no dia 6 de abril, véspera da Sexta-Feira Santa, nas repartições públicas municipais. O expediente voltará ao normal a partir da segunda-feira (10), ou seja, servidores municipais vão ter 4 dias de .

O mesmo foi adotado pelo Governo de MS, que decretou ponto facultativo na quinta. Assim, servidores estaduais também vão ter 4 dias de folga. O decreto foi assinado pelo governador (PSDB) e é para os órgãos e as entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual.

No entanto, o ponto facultativo não se aplica às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.

Tiradentes

Sem tanto simbolismo católico, o outro feriado nacional do mês, é o de Tiradentes, em 21 de abril – e que também cai em uma sexta-feira. Neste ano, a data se junta com o sábado (22) e domingo (23).

E caso você não consiga viajar ou se planejar para curtir esses feriados, ainda haverá outros para tal, como o Dia do Trabalho, em 1º de maio, que vai cair em uma segunda-feira.

Em junho, apesar de ser ponto facultativo, ele cai em uma quinta-feira, podendo ser prolongado até domingo, dando uma folga de 4 dias. Porém, isso depende de cada empresa ou órgão público.

Algo semelhante ainda acontece em Campo Grande no dia 13 de junho, no dia de Santo Antônio, padroeiro da Capital. A data é feriado municipal e cai em uma terça-feira, possibilitando ao poder público decretar ponto facultativo no dia 12 de junho.

Já o 7 de Setembro, Independência do Brasil, será em uma quinta-feira. Da mesma forma que os outros feriados – nesse caso, nacional – a sexta pode virar ponto facultativo, ou seja, ter ou não expediente, depende das empresas e órgãos.

Semana do Saco Cheio

O evento anual do Sul-Mato-Grossense deve voltar a acontecer em 2023, principalmente porque os feriados (estadual e nacional) caem no meio da semana. A data de criação de MS, em 11 de outubro, cai em uma quarta-feira. Já o feriado nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, será no dia seguinte.

Por fim, o Dia de Finados, em 2 de novembro, se assemelha a alguns casos citados anteriormente, já que cai em uma quinta-feira, com possibilidade de ponto facultativo na sexta-feira (3).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Preparar para governar o Estado’: PT define metas após eleição de nova diretoria em MS

Romancista Augusto César Proença é tema de encontro desta quinta na ASL

Homem que fugiu de delegacia morre em confronto com a polícia em Ponta Porã

Candidato de Lula, Edinho Silva é eleito presidente nacional do PT

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

Médico denuncia vereadora ‘dona de zona’ por quebra de decoro em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Caso aconteceu no Bairro Parque do Lageado, na região sul da Capital

Famosos

Ana Castela agradece apoio de fãs após desabafo em show: ‘Aprendendo a lidar’

Cantora desabafou sobre críticas que vem recebendo nas redes sociais

Cotidiano

FCMS alcança meta da PNAB com execução de 60% dos recursos destinados a editais de cultura

Objetivo é chegar a 100% até o final de julho

Polícia

Agiota que se passava por policial para roubar vítimas é preso em Campo Grande

Vítima foi mantida encarcerada em casa pelo criminoso, acompanhado de um comparsa