Na tarde desta segunda-feira (24), moradores do bairro Jardim Oliveira II colocaram uma faixa em frente à USF (Unidade da Saúde da Família) Benedito Martins Gonçalves, para protestar contra a saída da gerente Patrícia Valdez, querida por todos na unidade. De acordo com os moradores, a gerente atua em projetos sociais no bairro, e até ajudou a levar asfalto para a região. Mais de 500 assinaturas foram recolhidas e serão entregues à prefeita Adriane Lopes, na quinta-feira (27).

A organizadora do protesto e presidente do bairro Oliveira I e II, Silvana Nascimento Villalba, afirma que a gerente, que assumiu o cargo na unida por quatro anos, conquistou funcionários e pacientes, assim como muitos moradores da região, já que desempenhava papéis sociais dentro da comunidade.

“Ela é carismática e luta mesmo pela saúde do povo, então a gente não quer que ela saia, todo mundo está acostumado com ela. Na pandemia mesmo, ela não ficou na sala escondida, veio falar com a gente, informar. Ela está designada para ir para o [bairro] Paulo Coelho Machado, mas a gente não quer que ela saia”, afirma.

Os moradores e funcionários da USF temem que, com a saída de Patrícia, o atendimento na unidade possa cair de qualidade, prejudicando todos do bairro.  “Eu creio que possa afetar muito a gestão do posto porque junto com a associação de moradores e o conselho de saúde, a Patrícia tem muitos projetos em andamento, e queremos ela com a gente para colher essas vitórias”, explica Silvana.

De acordo com o presidente do bairro Parque dos Girassóis – vizinho do Oliveira -, Cesar Almeida, Patrícia é querida por moradores dos bairros vizinhos também, como Jardim Oliveira III, Parque dos Girassóis e Parque Residencial União. “De todos os moradores, todos tem um carinho muito grande pela Patrícia, por desenvolver um trabalho muito importante. Ela é uma conquista do bairro, a questão do asfalto mesmo, foi uma luta dela”, afirma.

Segundo a Sesau, a decisão de mudança de unidade ocorreu de comum acordo com a gerente, a fim de atender um pedido antigo da própria servidora de atuar mais próximo da sua residência. Uma nova gerente dará continuidade ao trabalho realizado na unidade.