Natura investe em ações regionais para impulsionar o consumo em Mato Grosso do Sul

A reportagem do Jornal Midiamax visitou a fábrica da empresa, em Cajamar, em São Paulo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Unidade em Cajamar (Fabio Chiba, Natura)

A Natura completa 55 anos de trajetória no Brasil com planos de expansão para 2025. No Mato Grosso do Sul, a multinacional aposta em estratégias regionais e na capacitação de revendedoras para fortalecer a presença no mercado. O Jornal Midiamax visitou a fábrica da companhia em Cajamar, São Paulo, para conhecer os detalhes da linha de produção totalmente brasileira.

O bioma amazônico segue sendo prioridade para a Natura, que estuda seus ativos naturais há 25 anos com foco em pesquisa e práticas sustentáveis. Embora o Pantanal sul-mato-grossense ainda não esteja no radar como polo de produção de cosméticos, a empresa tem investido no apoio às revendedoras — as influenciadoras tradicionais da marca — conforme explica Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura e Avon.

“A gente tem feito cada vez mais ações regionais, a nossa rede é muito distribuída pelos estados e as redes tem autonomia para fazer. Estamos intensificando cada vez mais, a gente tem feito muitas ações locais, especificamente para os estados. No ano que vem, a gente tem umas novidades bem interessantes”, descreve.

Agenor e João Paulo, liderança da Natura (Divulgação, Mylena Simões)

O CEO da companhia, João Paulo Ferreira, também antecipou uma redução na emissão de carbono até 2025, como parte do compromisso assumido na COP-30 (Conferência do Clima). O objetivo é que as operações da marca estejam livres de emissão de gás carbônico até 2030, antecipando em duas décadas as metas globais para mitigação das mudanças climáticas.

“Nós buscamos novas biografias, novos horizontes e aprendemos muito com isso. É um momento bastante desafiador. E justamente agora, nesse ano do aniversário, nós voltamos para as nossas raízes. Aos 55 anos, nós descobrimos que a maior fortaleza que nós temos é a nossa entidade, são as nossas crenças traduzidas em produtos de serviço, nessa rede de pessoas. Por isso, nós voltamos a dizer que somos Natura. Essa plataforma de negócios, que através das suas marcas, tem objetivo e propósito de bem-estar”.

Recepção da Natura (Divulgação, Fabio Chiba)

Bastidores da produção

Nos bastidores da Natura, mais de 300 pesquisadores trabalham em todas as etapas que envolvem a produção até a chegada dos produtos aos consumidores. Ao entrar na fábrica, o característico aroma de erva-doce é perceptível, representando a identidade sensorial da marca.

Durante a visita, é possível observar os diversos laboratórios em funcionamento. Pesquisas em desenvolvimento podem durar entre três e 15 anos e incluem estudos avançados, como testes com pele 3D, utilizando tecnologia que dispensa testes em animais. Isso possibilita análises seguras de fotoprotetores e cosméticos em tons variados de pele.

Para se ter uma ideia do volume de produção, a fábrica produz mais de 40 milhões de sabonetes por mês — quantidade equivalente a quatro voltas ao redor da Terra, caso fossem alinhados em distância linear.

Os espaços da fábrica são identificados com nomes simbólicos relacionados à cultura e biodiversidade brasileira, como o laboratório Bacia do Rio São Francisco. Cada espaço reflete o compromisso da Natura com suas origens brasileiras.

Jardim de Botânica (Fabio Chiba, Natura)

Experiência sensorial

Na Casa de Perfumaria Brasil, a experiência sensorial é um destaque à parte. Por meio de projeções em 360º, os visitantes têm a oportunidade de sentir os aromas e refletir sobre as conexões afetivas e naturais que a marca promove.

O passeio inclui ainda um jardim botânico que apresenta a biodiversidade brasileira, destacando plantas aromáticas como capim-limão e lavanda.

Um ponto marcante da visita é a instalação Eussência, da artista Nicole Tomazi. Composta por 1,5 mil frascos de vidro da marca, a obra simboliza a conexão primordial entre a humanidade e a natureza.

Por fim, os visitantes têm a oportunidade de explorar a sala de alquimia, um espaço que aguça o olfato com uma variedade de ingredientes naturais — do cítrico ao amadeirado, do floral ao adocicado — usados como base para as fragrâncias da Natura.

Sala Alquimia (Fabio Chiba, Natura)

Visitação gratuita

As visitas são gratuitas e abertas para qualquer pessoa com 15 anos ou mais. Por questões de higiene e segurança, os visitantes não têm acesso às áreas de fábrica ou aos laboratórios.

Os passeios acontecem de segunda a quinta-feira, às 9h e às 13h30, e às sextas-feiras, apenas às 9h. Grupos de até 40 pessoas podem participar.

Para agendar sua visita, envie um e-mail para: visitas@natura.net.

A repórter viajou para à fábrica da Natura, em Cajamar/SP, a convite da empresa.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀