Medo de perder ‘pedaço de terra’ impede moradores do Mandela de ir para abrigos

Desabrigados no Mandela dormiram em colchões em sala de aula e doações chegam aos poucos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Doações estão sendo recebidas na escola Kamé (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Os colchões acomodados em uma sala de aula da Escola Municipal Kamé Adania, no Conjunto Habitacional Nascente do Segredo, em Campo Grande, indicam que o local de descanso, improvisado às pressas, acomodava poucos moradores da Favela do Mandela. Apenas oito das 150 famílias aceitaram ir para o abrigo e já retornaram para a comunidade na manhã desta sexta-feira (17), após a tragédia. A justificativa seria o medo de perder o pedaço de terra, que apesar de devastado, é o único lar.

A unidade ofereceu, além dos colchões no chão, assistência social e alimentação. O local também é um ponto de recebimento de doações, que chegam aos poucos, como peças de roupa, sapatos, cobertores, frutas, pães e brinquedos.

Moradores relataram que não querem sair da região, aflorada pela sensação de pertencimento do local em que moram há anos. Outro ponto é a aflição de não poder ajudar com as próprias mãos em reencher as vielas.

Segundo os servidores, as oito pessoas deixaram o abrigo cedo e voltaram para a comunidade. O espaço segue aberto para quem quer se abrigar, mas não sabem se as mesmas oito pessoas voltam para dormir hoje. Ainda assim, a assistência social permanece na favela caso queiram suporte.

No Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Estrela do Sul, o mais próximo à favela, também tem um ponto para receber doações, algumas feitas na quinta-feira (16).

Doações feitas para moradores (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Se você quer doar, confira onde:

Cufa (Central Única das Favelas)

As doações podem ser entregues nos seguintes endereços: Rua Livino Godoi, 710, bairro São Conrado ou Rua Salamanca, 133, bairro Bonança. Mais informações: 67 9181-8142 ou nas redes sociais.

Projeto Sorriso Feliz

Doações podem ser entregues na rua Anita Garibaldi, 296 ou no PIX 52.816.282/0001-01. Mais informações 67 9623-3163 ou nas redes sociais.

CRAS

De acordo com a prefeitura, doações podem ser feitas diretamente nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O mais próximo da comunidade é o Cras Estrela do Sul, localizado na Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Conj. Res. Estrela do Sul.

FAC

Os itens podem ser entregues no FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) na Avenida Fabio Zahran, 6.000, Vila Carvalho. Informações: 67 2020-1361

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga