Medo de perder ‘pedaço de terra’ impede moradores do Mandela de ir para abrigos
Desabrigados no Mandela dormiram em colchões em sala de aula e doações chegam aos poucos
Clayton Neves, Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os colchões acomodados em uma sala de aula da Escola Municipal Kamé Adania, no Conjunto Habitacional Nascente do Segredo, em Campo Grande, indicam que o local de descanso, improvisado às pressas, acomodava poucos moradores da Favela do Mandela. Apenas oito das 150 famílias aceitaram ir para o abrigo e já retornaram para a comunidade na manhã desta sexta-feira (17), após a tragédia. A justificativa seria o medo de perder o pedaço de terra, que apesar de devastado, é o único lar.
A unidade ofereceu, além dos colchões no chão, assistência social e alimentação. O local também é um ponto de recebimento de doações, que chegam aos poucos, como peças de roupa, sapatos, cobertores, frutas, pães e brinquedos.
Moradores relataram que não querem sair da região, aflorada pela sensação de pertencimento do local em que moram há anos. Outro ponto é a aflição de não poder ajudar com as próprias mãos em reencher as vielas.
Segundo os servidores, as oito pessoas deixaram o abrigo cedo e voltaram para a comunidade. O espaço segue aberto para quem quer se abrigar, mas não sabem se as mesmas oito pessoas voltam para dormir hoje. Ainda assim, a assistência social permanece na favela caso queiram suporte.
No Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Estrela do Sul, o mais próximo à favela, também tem um ponto para receber doações, algumas feitas na quinta-feira (16).
Se você quer doar, confira onde:
Cufa (Central Única das Favelas)
As doações podem ser entregues nos seguintes endereços: Rua Livino Godoi, 710, bairro São Conrado ou Rua Salamanca, 133, bairro Bonança. Mais informações: 67 9181-8142 ou nas redes sociais.
Projeto Sorriso Feliz
Doações podem ser entregues na rua Anita Garibaldi, 296 ou no PIX 52.816.282/0001-01. Mais informações 67 9623-3163 ou nas redes sociais.
CRAS
De acordo com a prefeitura, doações podem ser feitas diretamente nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O mais próximo da comunidade é o Cras Estrela do Sul, localizado na Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Conj. Res. Estrela do Sul.
FAC
Os itens podem ser entregues no FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) na Avenida Fabio Zahran, 6.000, Vila Carvalho. Informações: 67 2020-1361
Notícias mais lidas agora
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
- Prefeita de Campo Grande aponta falta de estudos e pede suspensão de reajuste do próprio salário
- ‘Maior sauna do Brasil’: moradores de Porto Murtinho relatam como é viver na cidade mais quente do país
Últimas Notícias
Passageiro de van é preso com 30 quilos de maconha na MS-164
Durante a vistoria, um dos passageiros tentou fugir a pé
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT
Economia mundial está em expansão em ritmo moderado
Kauê defende três pênaltis, Corinthians supera o Ituano e encara o Vasco nas quartas da Copinha
Corinthians chegou a ficar em desvantagem
Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol começa com três jogos neste sábado
Jacques da Luz em Campo Grande terá dois jogos neste sábado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.