Os colchões acomodados em uma sala de aula da Escola Municipal Kamé Adania, no Conjunto Habitacional Nascente do Segredo, em Campo Grande, indicam que o local de descanso, improvisado às pressas, acomodava poucos moradores da Favela do Mandela. Apenas oito das 150 famílias aceitaram ir para o abrigo e já retornaram para a comunidade na manhã desta sexta-feira (17), após a tragédia. A justificativa seria o medo de perder o pedaço de terra, que apesar de devastado, é o único lar.

A unidade ofereceu, além dos colchões no chão, assistência social e alimentação. O local também é um ponto de recebimento de doações, que chegam aos poucos, como peças de roupa, sapatos, cobertores, frutas, pães e brinquedos.

Moradores relataram que não querem sair da região, aflorada pela sensação de pertencimento do local em que moram há anos. Outro ponto é a aflição de não poder ajudar com as próprias mãos em reencher as vielas.

Segundo os servidores, as oito pessoas deixaram o abrigo cedo e voltaram para a comunidade. O espaço segue aberto para quem quer se abrigar, mas não sabem se as mesmas oito pessoas voltam para dormir hoje. Ainda assim, a assistência social permanece na favela caso queiram suporte.

No Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Estrela do Sul, o mais próximo à favela, também tem um ponto para receber doações, algumas feitas na quinta-feira (16).

Doações feitas para moradores (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Se você quer doar, confira onde:

Cufa (Central Única das Favelas)

As doações podem ser entregues nos seguintes endereços: Rua Livino Godoi, 710, bairro São Conrado ou Rua Salamanca, 133, bairro Bonança. Mais informações: 67 9181-8142 ou nas redes sociais.

Projeto Sorriso Feliz

Doações podem ser entregues na rua Anita Garibaldi, 296 ou no PIX 52.816.282/0001-01. Mais informações 67 9623-3163 ou nas redes sociais.

CRAS

De acordo com a prefeitura, doações podem ser feitas diretamente nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O mais próximo da comunidade é o Cras Estrela do Sul, localizado na Av. Pref. Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n – Conj. Res. Estrela do Sul.

FAC

Os itens podem ser entregues no FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) na Avenida Fabio Zahran, 6.000, Vila Carvalho. Informações: 67 2020-1361