Idosa de 98 anos com sintomas de pneumonia espera transferência para hospital há 5 dias

Filha teme que mãe tenha quadro médico agravado pela demora em transferência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
idosa
Idosa aguarda transferência para hospital (Arquivo pessoal)

A idosa Raimunda de Souza, de 98 anos, está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, em Campo Grande, desde a última sexta-feira (17), aguardando transferência para o Hospital São Julião. A filha, Donatila de Fátima de Souza, relata que não há ambulância para o transporte ainda nesta segunda-feira (20).

Segundo Donatila, a mãe está com sintomas de pneumonia e necessita de amparo hospitalar, diante da gravidade e risco. Ela relata o desespero da espera e teme que o quadro clínico da mãe se agrave.

“Liguei no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a atendente disse que era preciso o posto de saúde pedir o encaminhado, que não é por idade. Aqui no posto estão tratando bem, mas o médico disse que ela precisa de exames avançados, que a UPA seria os primeiros socorros… Quero que ela seja socorrida a tempo”, desabafa.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), responsável pela regulação dos pacientes, e aguarda um posicionamento.

Sesau afirma que idosa está medicada

Em nota, a Sesau informa que o paciente encontra-se em processo de regulação aguardando disponibilidade de vaga para ser transferido.

Ele encontra-se com quadro estável, sendo medicado e recebendo toda a assistência possível na unidade de urgência. Cabe ressaltar que diariamente mais de 120 pacientes são regulados para os hospitais do município. O tempo de espera varia de acordo com a gravidade do quadro do paciente e a oferta de vaga por parte dos hospitais

Está sabendo de algo que MS precisa saber? Conte pro Midiamax!

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Você pode enviar flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões com total sigilo garantido pela lei.

Acompanhe nossas atualizações no FacebookInstagram e Tiktok

Conteúdos relacionados

lama