Estudo da UFMS pretende resgatar a cultura da erva-mate no Estado
Pesquisa visa contribuir para o manejo correto do solo e produção de uma erva-mate de qualidade
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A erva mate, bastante consumida no tereré e chimarrão, está tão enraizada na cultura de Mato Grosso do Sul, que o lado esquerdo do Brasão do estado é ilustrado por um ramo da planta. O seu cultivo, na fronteira de MS com o Paraguai, foi a principal atividade econômica, no século passado. Entretanto, atualmente o estado mais consome do que produz, sendo necessário importar a matéria-prima de estados vizinhos.
Como na literatura há um déficit de informações sobre a erva produzida em terras sul-mato-grossenses, a estudante de pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, Jacqueline Marques, sob orientação do professor da Faculdade de Medicina, Valter Aragão do Nascimento, pretende caracterizar o produto por meio da análise de seus componentes nutricionais. “As informações geradas poderão contribuir para o manejo correto do solo e produção de uma erva-mate de qualidade, fortalecendo a agricultura familiar e o produto regional”, conta Jacqueline.
A pesquisa ficou organizada em missões científicas, divididas em duas etapas. Na primeira, é realizada a visita aos produtores para coleta de amostras e levantamento de informações sobre a produção. A segunda etapa consiste no retorno aos locais com os resultados parciais obtidos.
A primeira missão científica da erva-mate foi realizada em março deste ano, nas cidades de Amambai e Ponta Porã, onde os pesquisadores fizeram visitas, juntamente com os técnicos da Agraer. Além disso, foram feitas coletas de material botânico de erva-mate e solo para análise em laboratório e a obtenção de informações sobre a produção. A segunda etapa dela, que será o retorno à esses locais, está prevista para este mês.
Outras missões são esperadas para ocorrer ao longo do ano em outras cidades do sul do estado como Antônio João, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Tacuru, Japorã, Laguna Caarapã, Iguatemi e Paranhos.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.