A primeira minicidade de de foi inaugurada nesta terça-feira (31) no Clube Indaiá. O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Dourados, através da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados), Semed (Secretaria Municipal de Educação) e Clube Indaiá.

Engenheira da Agetran, Andreza é autora da proposta, que foi elaborada em parceria com a esposa do presidente do Clube Indaiá, Zélia Cordeiro.

Andreza ressaltou a importância das crianças terem um espaço lúdico para aprenderem a educação do trânsito na prática. “A teoria é ensinada nas escolas e a minicidade vai ajudar a colocar em prática as leis de trânsito e desde cedo conscientizar os pequenos”, pontuou.

A minicidade toda fica em 322,72m² de sinalização horizontal e 38 miniplaquinhas móveis. A pista possui desde rotatória a ciclofaixa e contou com apoio financeiro do Sicredi.

A diretora da Agetran, Mariana Souza Neto, ressaltou que não foi simples a execução do projeto, e que foi preciso uma adaptação em todas as dimensões de gabaritos e materiais.

“Primeiro fizemos essas adaptações para que o projeto fosse desenhado, depois percebemos que poderíamos ter outros parceiros, como o Sicredi e a parte prática, onde os nossos funcionários se desdobraram para fazer toda a adaptação”, explica ela, referindo-se à pista.

Conscientização das crianças

A proposta vai funcionar como um projeto de extensão para os alunos do município de todas as idades até o ensino fundamental, sendo que primeiro as crianças aprendem a parte teórica da educação no trânsito na escola e a minicidade será como uma aula prática.

Além de atender os alunos da Rede Municipal, os frequentadores do clube também terão diariamente contato com a educação para o trânsito. Palestras sobre trânsito serão ministradas para as crianças da Reme (Rede Municipal de Ensino), com ao clube para vivenciar na pista a circulação no trânsito, com bicicletas, patinetes, carrinhos, entre outros.

Participaram da inauguração servidores da Agetran, PRF, Detran, representantes do banco Sicredi e a diretoria do clube. Os sócios do Clube Indaiá também terão acesso ao novo espaço, de acordo com as normas e funcionamento do clube.