Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dia de Finados: confira o que abre e fecha em Campo Grande no feriado

Cemitérios municipais abrem para visitação às 6h
Karina Campos -
cemitério
(Foto ilustrativa, Henrique Arakaki, Midiamax)

O feriado nacional do Dia de Finados, nesta quinta-feira (2), altera o funcionamento de estabelecimentos e repartições públicas em . O Jornal Midiamax separou o expediente das principais atividades.

Cemitérios

Todos os cemitérios municipais abrem os portões às 6h e encerram a visitação às 17h. A prefeitura informou que antecipou o início das visitas devido às altas temperaturas. A expectativa é receber cerca de 30 mil visitantes.

Ônibus

O transporte público opera com plano especial de Finados e inclusão de linhas para atender aos trajetos para os cemitérios. A passagem de ônibus durante o feriado estará mais barata, custando R$ 1,85. Cerca de 22 linhas de ônibus seguirão horário de funcionamento similar ao dos sábados. Serão adicionadas três novas linhas para atender aos cemitérios do Pênfigo, Santo Amaro e Santa Carmélia: 318, 400 e 403.

No Cemitério Santo Amaro, devido ao alto fluxo de visitantes, o trabalho será reforçado com equipe de prontidão no local. Já no Cemitério do Cruzeiro, o trânsito será organizado com a ajuda da Guarda Civil Metropolitana.

Confira as linhas de ônibus que seguirão horário de sábado:

  • 051
  • 061
  • 070
  • 071
  • 072
  • 073
  • 080
  • 081
  • 085
  • 313
  • 316
  • 515
  • 517
  • 520
  • 522
  • 101
  • 110
  • 115
  • 302
  • 319
  • 408
  • 416

Detran-MS

As agências do Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) não abrem nesta quinta e sexta-feira (3), seguindo o calendário do Governo do Estado. Portanto, os usuários podem utilizar o atendimento on-line do Meu Detran.

Shoppings

O Pátio Central não terá atividades hoje.

No Shopping Norte e Sul, apenas a praça de alimentação funcionará, das 11h às 21h. As demais lojas e quiosques não abrem.

O Shopping Campo Grande manterá a estrutura disponível, das 10 às 22 horas, para as lojas que desejam operar no feriado de Finados, sendo essa decisão de responsabilidade do lojista, em comum acordo com seu sindicato.

Casa da Saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde não terá atendimento ao público na quinta e sexta-feira devido ao feriado nacional de Finados e ponto facultativo.

Correios

As agências dos não terão atividade hoje. CAC (Central de Atendimento dos Correios) estará disponível de forma automatizada, por meio do Chat ou o Fale Conosco; ou pelos telefones 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100. O atendimento nas agências e na CAC voltarão à normalidade no próximo dia útil.

Comércio

De acordo com a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul), o Dia de Finados será de portas fechadas no comércio. “Esta é uma das cinco datas que o comércio não pode abrir as portas por força de Lei”, ressalvando os serviços essenciais, explica o gerente sindical da Fecomércio MS, Fernando Camilo. O fechamento ocorre em cumprimento à Lei Municipal complementar nº 81/2006.

Órgãos públicos

Seguindo o calendário, a Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado seguem “folga” no feriado e ponto facultativo na sexta-feira. O atendimento normal retorna na segunda-feira (6). Já os serviços federais não terão atendimento apenas hoje.

Bancos

Conforme Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), a decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Na sexta-feira, as agências abrem normalmente para atendimento ao público. No sábado, as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.

Os canais digitais estarão funcionando como alternativa para transações bancárias, entretanto, as contas de consumo poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado.

Delegacias

No feriado, quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.

Judiciário

Conforme o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nas comarcas não haverá atendimento apenas no feriado. Funcionará apenas o plantão do judiciário. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Mercados

Os supermercados, por serem considerados essenciais, podem abrir normalmente e seguem as regras da Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande e o SINDSUPER.

Postos de saúde

A (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as unidades de atendimento emergencial e urgente estarão atendendo durante o feriadão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados