Crianças e adolescentes do campo terão atendimento para identificar casos suspeitos de câncer

Associações vão encaminhar os casos suspeitos de câncer infantojuvenil detectados pela regulação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
comissão câncer
PMPI deverá proteger crianças do município de Bodoquena (Foto: Saul Schramm/ Governo de MS)

Crianças e adolescentes das áreas rurais de Mato Grosso do Sul terão atendimento oncológico nas ações do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS. Ações contemplam crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Sistema Famasul e a AACC/MS assinaram um termo de cooperação técnica, que prevê o encaminhamento de casos suspeitos de câncer infantojuvenil, detectados nas ações, para que a associação dê continuidade aos tratamentos junto a unidades de saúde do Estado.

O atendimento médico pediátrico oncológico será feito por profissional credenciado pelo Senar/MS. Ele integrará as ações de saúde desenvolvidas sempre aos sábados, em parceria com o Sindicato Rural e prefeituras dos municípios.

Suspeita de câncer

“Nas ações de saúde do Senar/MS já oferecemos consultas e exames em ginecologia, urologia, dermatologia e oftalmologia. Agora, também contaremos com um pediatra oncológico, reforçando nosso compromisso com a qualidade de vida e saúde da população do campo”, destacou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Para a presidente da AACC, Mirian Comparin, a inserção de crianças no atendimento vai possibilitar o diagnóstico precoce da doença. A partir das ações aos sábados, a associação vai encaminhar os casos suspeitos de câncer infantojuvenil detectados pela regulação do município, para continuidade do tratamento.

A previsão é que de maio a dezembro deste ano, a parceria percorra 27 municípios e contemple até 20 atendimentos na especialidade de pediatria, alcançando média de 540 pacientes. Os atendimentos são gratuitos.

Conteúdos relacionados

cobra