Com alerta para declínio de temperatura, sexta-feira de feriado deve ter a manhã mais fria

Na região sul do país há possibilidade de geada e temperaturas negativas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
fria
Imagem ilustrativa – Foto: Marcos Ermínio/Midiamax

Mato Grosso do Sul continua em alerta para declínio de temperatura e a manhã de sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, deve ser a mais fria do ano até agora. O Estado vive a primeira frente fria forte de 2023, com registro de 10°C em idades da região sul.

Nesta quinta-feira (20), a cidade mais gelada foi Rio Brilhante, ao sul do Estado, conforme estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Já Campo Grande teve mínima de 14,3ºC, com o pico do frio registrados por volta das 6h.

Mas o frio continua e a manhã de feriado deve ser ainda mais gelada. De acordo com previsão do MetSul Meteorologia, Campo Grande deve ter mínima de 13°C, em Ponta Porã os termômetros chegam a 10°C, em Dourados mínima de 12°C, em Corumbá temperatura em 15°C e em Três Lagoas mínima de 14°C.

No sábado (22), as mínimas continuam baixas de manhã, mas o sol esquenta ao longo do dia, elevando as temperaturas máximas. Para o domingo, são esperadas temperaturas em elevação.

Possibilidade de geada no sul do Brasil

O MetSul Meteorologia alerta que o frio intenso atinge toda a região centro-sul do Brasil neste feriado de Tiradentes, quando devem ser registradas temperaturas mais baixas do que as médias climatológicas para a época do ano.

Há risco de temperatura negativa e geada em cidades, principalmente do Rio Grande do Sul. Porto Alegre deve ter mínima ao redor de 10ºC a 11ºC no Jardim Botânico, mas pode fazer até 8ºC ou 9ºC em alguns bairros do Sul e do Leste da cidade.

Ainda de acordo com o MetSul, nevou no começo da noite de quarta-feira (19) no Planalto Sul Catarinense. O fenômeno foi observado na localidade de Bom Jardim da Serra, a mais de mil metros de altitude e perto do paredão da Serra junto ao Sul catarinense, onde há aporte de umidade do oceano. De acordo com a Climaterra, nevou também em São Joaquim.

Conteúdos relacionados

lama