Audiência pública defende criação de medicina e mais dois cursos de saúde na UEMS de Dourados

Alan Guedes participou de audiência pública que também pede Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Campus da UEMS (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de Dourados pediu formalmente a criação dos cursos de medicina, medicina, terapia ocupacional e fonoaudiologia na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados.

A proposta no âmbito Câmara Municipal é encabeçada pelo vereador Sérgio Nogueira (PSDB) e conta com o apoio de outros parlamentares e também do prefeito Alan Guedes (PP). “Nós não abriremos mão da implantação dos cursos aqui em Dourados”, pontuou Guedes.

Segundo ele, os três cursos são fundamentais para o município. “Estamos em uma cidade que é polo de serviço na área da saúde para 33 municípios, nós temos hoje um milhão de habitantes que são atendidos todos os dias pela nossa macrorregião”, justifica o prefeito de Dourados.

De acordo com a proposta, os objetivos são ampliar a oferta de graduações em saúde no Estado e atender a crescente demanda por profissionais qualificados nesta área do conhecimento. E, para debater o tema e as reais necessidades, autoridades estiveram presentes, dentre eles o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.

“Eu vejo que o entendimento aqui é que é possível essa implantação e que estaremos juntos nessa empreitada”, ressaltou o reitor, Laércio Alves de Carvalho. A proposta de criação do curso de medicina também foi reivindicada pelo deputado federal Geraldo Resende e pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), durante a solenidade de comemoração de 30 anos da UEMS.

“A UEMS tem um papel fundamental no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, e a implantação desses cursos é uma forma de contribuir à formação de profissionais qualificados e ao fortalecimento da economia local”, afirmou o vereador Sérgio Nogueira. 

Conteúdos relacionados