Alguns candidatos do (Exame Nacional do Ensino Médio) confundiram o horário do cronograma para este domingo (5), primeiro dia de aplicação da prova. Os ‘atrasados do Enem’ chegaram após o previsto e encararam os portões fechados, ao 12h, horário de Mato Grosso do Sul, que é 1h a menos de .

Na Uniderp, Pedro Henrique Sebastião Serra, de 18 anos, considerou a situação de forma leve, dizendo que irá se preparar mais para a próxima edição. Ele buscava pontuação no exame no caso de mudar de Estado, pois o pai é militar e pode ser transferido. “Faço farmácia já e iria tentar para cursar outro curso, mas está tudo bem, acontece…”

Houve correria nos últimos minutos antes de fechar os portões. A maioria dos atrasados relatava a confusão nos relógios de e o local.

Na Hércules Maymone também teve candidato lamentando a perda do prazo. “Mas não abria 12h?”, questionou uma mãe que notou o horário errado.

enem
Portões fechando (Henrique Arakaki, Midiamax)

Cronograma

Após o fechamento dos portões, a prova é aplicada às 12h30. Os estudantes só podem deixar o local da aplicação após duas horas do início do exame, às 14h30. Só podem levar o cadastro aqueles que ficaram até 30 minutos antes do fim da prova, às 17h30.

Mais de 47,4 mil estudantes em Mato Grosso do Sul se inscreveram na avaliação, que dá oportunidade de ingressar na universidade, seja por ensino público ou privado. Por conta dessa pressão, muitos veem a prova como a mais importante da vida. Ao todo, 47.470 pessoas estão inscritas no Enem no Estado. O número representa 1,2% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil.