No início da tarde de hoje (12), na cidade de , um vendaval causou diversos estragos e a morte de uma . Segundo a Prefeitura de Corumbá, em nota, quando os ventos começaram, as turmas da segunda e terceira série da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, que fica localizada na parte alta da cidade, estava tendo aula de educação física. Quando pareceu que ia reduzir os ventos, os professores tentaram retornar para as salas. Porém, como estava chovendo muito, preferiram permanecer na quadra.

Parte do segundo ano conseguiu sair, porém, foi quando chegou uma forte rajada de vento. Com isso, parte da estrutura da quadra veio a desmoronar, atingindo uma criança de sete anos de idade, da segunda série. Ela foi levada para UPA, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Além da vítima fatal, outros quatro alunos foram hospitalizados, sendo que três foram levados ao Pronto-socorro de Corumbá e o quarto para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Entre as que foram para o pronto-socorro, uma foi liberada, outra está realizando exames e uma em observação. E a criança que foi atendida na UPA já foi liberada.

O prefeito de Corumbá, Marcelo Nunes (PSDB), determinou a suspensão das aulas em toda rede municipal até sexta-feira (15). E a Seinfra (Secretaria de Estado e Infraestrutura) irá avaliar as estruturas de todos os prédios públicos da cidade, principalmente escola, creche e UBS.

A Defesa Civil alerta para um novo temporal no período da noite, e pede para todos os moradores das áreas de risco se concentrarem no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Praça Céu. A prefeitura já está providenciando uma estrutura para abrigar famílias caso precise.

Neste momento, nas ruas da cidade, caminhões, pás-carregadeiras e 40 pessoas estão realizando as limpezas urbanas. E todas as vias já estão liberadas para tráfego. A Prefeitura de Corumbá ressalta que a secretária de Saúde e o secretário de Educação estão empenhados em resolver todos os problemas causados pelo vendaval.  

Ocorrências

Em nota, os Bombeiros informaram que foram acionados para atender à ocorrência da queda do teto do ginásio da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, com uma possível criança como vítima. Ao chegar ao local, foi constatado que havia três crianças atingidas com lesões, conscientes e orientadas. Sendo duas com lesões mais leves e uma mais grave que foram repassadas às viaturas do que chegaram logo em seguida ao local.

“Informamos que estamos todos empenhados nas ocorrências que entraram nas últimas horas, oriundas da ventania nas cidades de Corumbá e Ladário”.

Energia

A Energisa informa que o temporal que atingiu Corumbá, na tarde desta terça-feira (12), com rajadas de vento de 90,4 km/h (Inmet), provocaram estragos por queda de árvores e objetos lançados sobre a rede elétrica e queda de energia em alguns pontos da cidade.

Neste momento, os bairros mais impactados são: Centro, Dom Bosco, Aeroporto, Maria Leite, Santo Antônio, Popular Velha, Centro América, Alta Floresta I, CEAC, Universitário, Almirante Tamandaré, Alta Floresta II e Boa Esperança.

A Energisa acionou o seu plano de contingência e está com as equipes trabalhando de forma ininterrupta para reparo dos danos à rede elétrica.