‘Xepa da vacina’ está liberada para crianças de 5 a 11 anos em Campo Grande; veja como funciona
Vacinação dos menores de 12 anos começou no sábado, na maior parte de MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As vacinas da Pfizer destinadas ao grupo infantil e que acabam sobrando ao fim do dia podem ser aplicadas em qualquer criança da faixa-etária dos 5 aos 11 anos, em Campo Grande. A ação, que ficou conhecida como a ‘xepa’, foi confirmada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nesta segunda-feira (17) e acontece para que os frascos abertos do imunizante não sejam desperdiçados, já que cada frasco da vacina pediátrica tem 10 doses que precisam ser aplicadas em até 12 horas da abertura da embalagem.
Conforme a pasta, as unidades de saúde da Capital que fazem a aplicação têm os cadastros das crianças atendidas na região e, a partir dele, fazem o contato com os responsáveis informando sobre as doses remanescentes, ao fim do dia de imunização. Porém, ainda conforme a pasta, as unidades também atendem por demanda espontânea.
Nesta segunda-feira (17), Campo Grande aplicou a vacina em crianças de 10 anos ou mais nascidas até julho, além de crianças inseridas em grupos de quilombolas ou que tenham comorbidades ou deficiência permanente.
Nova remessa
MS recebe nesta terça-feira (18) o segundo lote da vacina pediátrica da Pfizer com mais 18,3 mil doses. As vacinas chegam no voo LA-3676 as 7h35 no Aeroporto Internacional de Campo Grande. As doses serão encaminhadas ao prédio da Ceve (Coordenaria Estadual de Vigilância Epidemiológica).
O Estado recebeu em 14 de janeiro o primeiro lote com 18,3 mil doses para vacinar crianças de 5 a 11 anos. No mesmo dia, as doses foram distribuídas aos 79 municípios que iniciaram a imunização de crianças em 15 de janeiro. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) registrou 4.066 doses aplicadas nessa faixa-etária nos primeiros dois dias de imunização.
Dosagem
A vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. Segundo a Anvisa, a formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.
A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, terá tampa na cor roxa.
A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.
Notícias mais lidas agora
- Tranca calçada? Morador acorrenta trecho e impede passagem de pedestres na Vila Fernanda
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
- Justiceiros da Fronteira: Suposta volta de grupo de extermínio em MS agita redes sociais
- Duas pessoas morreram em acidente na BR-060, trecho conhecido como ‘curva da morte’
Últimas Notícias
Ministério quer ações para enfrentar fluxo de imigrantes em Corumbá
Ministro Wellington Dias conversou com juiz da 1ª Vara Cível da Comarca do município
Gracyanne confessa motivo de ter recusado participação em A Fazenda: “receio”
Musa fitness revelou que nunca participou de outro reality por medo dos conflitos
MS tem 3.796 aptos para bolsas de R$ 1.050 do Programa Pé-de-Meia Licenciaturas
Podem ser beneficiados os acadêmicos de cursos de licenciatura, ou seja, de formação de professores
Criança de 7 anos é atropelada após invadir avenida de bicicleta em MS
Vítima foi atropelada na tarde desta quinta-feira (16) por um carro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.