Voluntários e institutos realizam plantio de 500 mudas em áreas queimadas no Pantanal

Com ajuda de uma lancha, plantio foi feito em regiões ribeirinhas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Equipe com 20 voluntários realizou o plantio.
Equipe com 20 voluntários realizou o plantio.

A PMA (Polícia Militar Ambiental), Instituto Acaia Pantanal, empresa Zanir Furtado e voluntários realizaram nesta quarta-feira (26) uma ação para ajudar na recuperação do bioma pantaneiro, plantando cerca de 500 mudas em regiões ribeirinhas de Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande.

O objetivo é auxiliar a recomposição da vegetação na área afetada pelas queimadas dos últimos anos, especialmente, à margem do curso d’água. Segundo a PMA, a equipe se reuniu cedo, às 5h, e com apoio de lancha, se deslocou do porto de Limoeiro até a Escola Jatobazinho, que fica a 80 km da região urbana de Corumbá pelo rio Paraguai.

Além da participação de 20 pessoas, moradores das comunidades também participaram do plantio e se comprometeram a cuidar das mudas plantadas. “A atividade foi planejada pelas entidades pensando no legado importante a ser deixado às futuras gerações e na importância de cada um contribuir para a manutenção do ambiente equilibrado e, principalmente, com o objetivo de cada vez mais despertar a sensibilidade ambiental na população, por meio da Educação Ambiental”, informou a PMA, em nota.

Dentre as mudas plantadas estão as espécies piúva, aroeira e ingá do brejo. Ainda no início do mês, outras equipes iniciaram a força-tarefa, a parceria entre o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), NFC (Nós Fazemos o Clima) e a Agrosintropia também está dando uma nova esperança para gerar mais vida, plantando desde árvores de rápido crescimento a frutíferas de diversos tipos.

 

Conteúdos relacionados

lama