Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Moradores denunciam infiltrações na estrutura de residencial entregue há 16 meses

Síndica corre contra o tempo para tentar resolver os problemas no prazo de garantia estipulado em 5 anos
Priscilla Peres -
Infiltrações estão por todo o residencial. (Foto: Fala Povo)

Em junho de 2021, mais de 200 famílias realizaram o ‘sonho da casa própria’ com a entrega do residencial Aero Rancho CH8, no Jardim Aero Rancho, em . Mas a alegria da nova moradia durou pouco e, 16 meses depois, as famílias convivem com infiltrações em toda a estrutura dos blocos, entupimentos e alagamento.

A síndica Cristiane Ajala conta que as infiltrações são o principal problema do residencial, principalmente por que afeta todos os 14 blocos e 224 apartamentos. “Logo nas primeiras chuvas depois que mudamos os problemas começaram a aparecer e pioram a cada chuva. Hoje todos os apartamentos são afetados pelas infiltrações”, conta.

A síndica diz que já acionou a Econômica Federal e mantém contato com a Coplan Engenharia, responsável pela obra, e corre contra o tempo para tentar resolver os problemas estruturais do residencial no prazo de garantia estipulado em 5 anos.

“Eu acredito que nós precisamos nos mobilizar enquanto comunidade para conseguir melhorias aqui. A empresa vem aqui, mas os reparos são apenas superficiais e não resolvem os problemas das infiltrações”, conta a síndica.

Piscina ao lado de bloco

“Infiltrações em todos os apartamentos, o sonho da casa própria virou o pesado”, diz a moradora Ângela Martins, de 40 anos. Ela conta que mora no bloco 6 do residencial e além das infiltrações dentro dos apartamentos, na área externa se forma uma lagoa de água sempre que chove e todo o bloco corre risco.

A situação é que o residencial foi construído em uma área baixa do bairro e a água das chuvas escorre para dentro do terreno. Para tentar conter as chuvas, a construtora instalou uma caixa de contenção, porém ela não é suficiente para drenar todo o volume de água.

Com isso uma verdadeira piscina se forma ao lado do bloco 6, que quando não está alagado está úmido, aumentando ainda mais as infiltrações no bloco. “Agora estamos juntando assinaturas para entrar com a ação contra, Caixa, a Coplan, e demais responsável pela obra mal feita”, diz a moradora.

Reclamações e mais problemas

Sandra Esquivel é outra moradora do residencial e reclama do descaso com que a situação é tratada pelas autoridades. “E um empreendimento do governo e valor baixo sim, mas muito mal feito. E o pior é a má vontade da parte dos órgãos competentes em resolver a questão do nosso condomínio e deixar todos a mercê da própria sorte”, disse ela ao Jornal Midiamax.

No bloco 4 mora a Izabel Lopes, que conta que tem um filho portador de deficiência. “Estamos passando por situações muito difíceis. Nós somos seres humanos para morar em condições como estas”, diz.

Caixa diz que vai vistoriar condomínio

A Caixa informou, em nota, que o Residencial Aero Rancho CH8, localizado em Campo Grande/MS, foi contratado no âmbito do Programa Minha, Casa Minha Vida – FAIXA I – FAR, pela empresa COPLAN Construções, responsável pela sua conclusão e entrega.

O banco esclarece que, assim que tomou conhecimento das relacionadas a infiltrações, acionou a empresa responsável pela obra, que direcionou equipe de profissionais para verificação e atendimento das demandas. Diante de novas reclamações, a Caixa realizará vistoria no empreendimento para verificar a condução dos reparos.

A Caixa informa ainda que disponibiliza o canal De Olho na Qualidade para atendimento a reclamações sobre possíveis danos decorrentes de vícios construtivos nos imóveis financiados no Programa Minha Casa Minha Vida, por meio do telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais localidades) ou pelo site www.caixa.gov.brna opção Fale Conosco, no qual a construtora é acionada para promover os reparos de sua responsabilidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados