Neste sábado (26), três unidades de saúde estarão abertas até às 17h para aplicação da vacina.As vacinas estão sendo aplicadas no UBS Dona Neta (bairro Guanandi), no USF Moreninhas e no UBS 26 de agosto (Centro).

A vacinação também está aberta para os bebês de seis meses a dois anos incompletos e com comorbidades. A pfizer baby é aplicada em esquema de xepa.

A estratégia municipal de aplicar o segundo reforço em toda a população até os 18 anos objetiva evitar que o presenciado pela população entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano se repita.

Cobertura vacinal é baixa em Campo Grande

Apenas 10% da população de Mato Grosso do Sul está com esquema vacinal completo contra a Covid-19 e, de fato, protegida. Com o baixo nível de reforço aplicado, o infectologista Julio Croda, afirma que pode haver agravamento de casos e até mortes.

Até o momento, quase dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na Capital, e 80% da população local está com o esquema primário completo. Porém a procura pelas doses de reforço ainda estão muito aquém do esperado.

Desde o final do mês de maio, o primeiro reforço está liberado para toda a população a partir dos 12 anos e que havia concluído o esquema primário há pelo menos quatro meses, mas, até então, somente 380.490 doses foram aplicadas. O público estimado desta faixa etária é de aproximadamente 741,6 mil pessoas.

Quanto ao segundo reforço, a procura está ainda mais baixa, já que foram aplicadas pouco mais de 141 mil doses dos imunizantes disponíveis.