Uma sessão de movida a solar acontece pela primeira vez em , nesta quinta-feira (19). A proposta é do CineSolarzinho, projeto de cinema itinerante, e acontece no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) “Patrulha Florestinha”, a partir das 19h. Serão exibidos curtas-metragens brasileiros, o filme infantil “Turma da Mônica: Laços” e um curta produzido por crianças e adolescentes atendidos pelo serviço de convivência durante uma oficina de tema socioambiental, de forma gratuita.

Além da entrada gratuita, durante a sessão também haverá distribuição de pipoca. O público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz que está instalada no próprio veículo do cinema.

CineSolar

O CineSolar, com a versão CineSolarzinho para o público infantil, é o primeiro cinema itinerante movido a do Brasil. Funciona por meio de duas vans, com nome de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com placas fotovoltaicas e sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia.

Cada sprinter também possui 100 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

A sala também se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, em que o público é convidado a entender como a luz do sol se torna energia elétrica.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto passa por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas e promover ações e práticas sustentáveis.

Foto: Divulgação/PMTL

Programação

Data: quinta-feira (19/05)

Horários: 19h – Sessão curtas-metragens

                20h – ‘Turma da Mônica: Laços'

Serviço – O SCFV “Patrulha Florestinha” fica localizado na Rua Taufic Farran, 345, Vila Piloto.