Pulverização aérea com agrotóxico pode ser proibida em MS
Projeto de lei foi protocolado na Alems
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A pulverização aérea com agrotóxico em Mato Grosso do Sul, pode ser proibida, caso projeto de lei apresentado nesta terça-feira (22), seja aprovado pelos deputados estaduais e sancionado pelo Poder Executivo.
Autor do projeto de lei, Pedro Kemp (PT) afirmou que a proposta visa proteger o meio ambiente e a saúde da população, pois há aumento na contaminação de solos e da água com substâncias tóxicas no Estado.
Segundo o parlamentar, há ainda contaminações em rios que atendem comunidades indígenas. “Uma das causas é a pulverização aérea, uma vez que muitos agricultores fazem uso da técnica nas lavouras”.
Estudo realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), mostra que apenas 32% do agrotóxico pulverizado por aeronaves ficam retidos nas plantas, 49% vão para o solo, e consequentemente, atinge os lençóis freáticos e a água de abastecimento humano. Os outros 19% se disseminam pelos ventos.
Durante a sessão, Kemp disse que seu projeto altera o artigo 10 da Lei 2.951, de 17 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o uso, a produção, a comercialização e o armazenamento dos agrotóxicos, seus componentes e afins, no Estado.
Com a alteração da norma, fica proibida a pulverização de agrotóxicos, por meio de aviação aérea na agricultura. A infração do artigo implicará na aplicação de multa no valor de 10 mil Uferms. “O aumento das áreas destinadas à plantação agrícola se tornou uma ameaça. A população vivencia o despejo de produtos nocivos à saúde. Embora exista uma lei que limite a distância da pulverização área para proteção dos locais onde existem moradias, há constantes desrespeito à norma”, disse o parlamentar.
A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) vai analisar a proposta.
Notícias mais lidas agora
- ‘Dor nunca vai passar’, diz pai de Sophia na porta do júri pela morte da menina em Campo Grande
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
Últimas Notícias
Estudantes de direito madrugam em frente a tribunal para júri do caso Sophia: ‘Complexo’
Sentam no banco dos réus o padrasto e a mãe de Sophia, o casal é acusado do crime
Frito na hora! Influenciador japonês aprende técnicas de preparo do pastel em Campo Grande
Um pastel quentinho com caldo de cana tem o coração dos brasileiros e, aparentemente, dos estrangeiros também. O influenciador japonês Guti JP, que grava vídeos experimentando a culinária brasileira, esteve em Campo Grande, onde aprendeu como se frita um pastel. Guti viaja pelos quatro cantos do Brasil para conhecer um pouco da cultura e culinária…
Ipea promove debate sobre ODS 18 e futuro racialmente justo
ODS 18, sobre igualdade racial, foi lançado pelo Brasil no G20 Social
‘Dor nunca vai passar’, diz pai de Sophia na porta do júri pela morte da menina em Campo Grande
Mãe e padrasto de Sophia serão julgados pelo crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.