Para motivar alunos em MS, professora abandonou sedentarismo e perdeu peso

Valquíria se orgulha de ter incentivado os alunos e recebido apoio para levar uma vida mais saudável

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
professora
Antes e depois de Valquíria após início do projeto – (Fotos: Arquivo Pessoal)

A professora Valquiria Goulart Vilhalva, de 37 anos, da Escola Estadual José Bonifácio, do Distrito de Congonhas, no município de Bandeirantes – MS, teve a vida transformada depois que começou a aplicar os conhecimentos vindos com o projeto Turminha do Bem para os alunos do 4º ao 9º ano.

Para o 8ºano do ensino fundamental, o tema ensinado pelo programa era nutrição. “Nessa turma, eu estava tendo muitas dificuldades, pois estávamos voltando do período de aulas remotas. Tentei algumas metodologias para ‘forçar’ a participação, mas nada fazia efeito”, conta ela ao MidiaMAIS.

Até que chegou a hora de inserir atividades físicas no cronograma dos alunos. “Tudo certo. Mas eu, muito acima do peso e sedentária ao extremo, estava incomodada com aquela situação. Eu precisava da participação deles nas aulas e, ao mesmo tempo aquilo estava sendo uma ‘pedra no meu sapato”, relembra.

Valquíria com os alunos - (Foto: Arquivo Pessoal) professora
Valquíria com os alunos – (Foto: Arquivo Pessoal)

“Um dia acordei, ao me arrumar para ir para escola, vesti uma calça que não ficou muito boa. E aquilo me incomodava por que eles já estavam apaixonados pelo projeto. E eu me perguntava, o que eu posso fazer para motivá-los ainda mais?? Foi aí que eu tomei uma decisão. Uma decisão de mudança de vida. Eu adotei o projeto para minha vida. E propus um desafio”, relata Valquíria.

A conversa com a turma segue na memória da professora. “Eu cheguei e falei: ‘Galerinha, preciso da ajuda de vocês. A prof quer muito emagrecer. Vocês me ajudam???’ Foi unânime o sim, mas como? ‘Vou mudar a minha alimentação e preciso de companhia para caminhada, topam???’. Como seria se eles moravam em fazenda e distrito e eu na cidade? E então começamos a movimentar o grupo de Whatsapp da turma”, comenta a docente em conversa com o Midiamax.

“Todas as tardes a gente caminhava fazia algum tipo de atividade física e postava. E algumas famílias já aderiram juntos. As mães acompanhavam. Nós reativamos as horta da escola, as verduras são utilizadas na merenda, alguns plantaram horta em casa, outros aderiram as verduras e legumes. E eu segui firme no meu propósito de mudança de vida”, diz Valquíria.

Horta e atividades saudáveis mudaram a vida da professora - (Fotos: Arquivo Pessoal)
Horta e atividades saudáveis mudaram a vida da professora – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Antes da proposta, ela já havia eliminado 3kg e estava animada para eliminar ainda mais. “Me matriculei na academia, além da caminhada e a mudança de alimentação, e ingestão de 3 litros de água ao dia. Não sou nutricionista, não sou profissional do emagrecimento, não sigo dietas loucas, apenas mudei meus hábitos e tive incentivos de pessoas importantes, minha família e meus alunos”, pontua.

“E os meus alunos, hoje são participativos, são protagonistas do próprio aprendizado, e nosso projeto saiu das quatro paredes de sala de aula. Atingiu e impactou a vida deles, da família e até uma renda extra futuramente. O projeto Turminha do bem mudou não só a minha vida pessoal, mas minha vida profissional, minhas metodologias e também a vida dos meus alunos. Hoje eles são autoconfiantes nas tomadas de decisões, eles buscam juntos comigo soluções para problemas corriqueiros”, finaliza ela.

Professora Valquíria com a mão na massa - (Fotos: Arquivo Pessoal0
Professora Valquíria com a mão na massa – (Fotos: Arquivo Pessoal0

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

campo grande sindrome
tereré