Prefeitura de Dourados lança campanha ‘Proteja-se no Carnaval’ para incentivar na prevenção de IST

Serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C
| 21/02/2022
- 18:42
Ilustrativa
Ilustrativa - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Dourados)

A Prefeitura de Dourados lançará a campanha ‘Proteja-se no Carnaval’, com objetivo de incentivar na prevenção e redução da transmissão de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação foi desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em conjunto com o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/ e Hepatites Virais.

Na quinta-feira (25), será realizado teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C no SAE (Serviço de Ambulatório Especializado) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). O teste é sigiloso, rápido e oferecido gratuitamente.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais, Aurenita Barbosa, a campanha de Carnaval reforça o trabalho realizado durante o ano em todo país. Além de incentivar o uso do preservativo e alertar para a importância da testagem.

“A campanha vem para alertar para a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e reforça que este é um trabalho contínuo em que é preciso sensibilizar a população de uma forma geral”, reforçou.

Como funcionará a campanha

A campanha será dividida em duas partes. A primeira, que ocorre na quinta-feira (24) com teste rápido, começa às 7h30 e não será necessário estar em jejum. Esta campanha é em parceria com SEST/SENAT que irá oferecer brindes como porta-óculos e cartão do caminhoneiro para os cidadãos que realizarem os exames ofertados.

Já a segunda ocorre na sexta-feira (25), com início às 8h, em que será realizada uma blitz educativa e informativa na 4ª Delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em que serão distribuídos cerca de 500 kits contendo panfletos informativos, educativos e preservativos. A equipe também realiza orientações e esclarecimentos sobre as ISTs e AIDS aos condutores de veículos leves e pesados que trafegam pela rodovia.

A campanha “Proteja-se no Carnaval” dá continuidade ao plano de abordagem adotado pelo Ministério da Saúde, Prevenção Combinada, lançado durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro de 2017, e visa fortalecer as diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. A intenção do programa é prestar orientações das diversas formas de prevenção e cuidados, com finalidade de reduzir o número de casos e promover qualidade de vida e tratamento aos que já convivem com diagnósticos positivos.

Serviço:

Os testes são realizados no SAE/CTA, localizado na Rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. O atendimento é das 7h às 13h. O telefone para contato é (67) 3423-9150.

Veja também

Aumento foi apurado conforme inflação do mês de maio

Últimas notícias