Pular para o conteúdo
Cotidiano

Polo da UEMS nas Moreninhas oferecerá graduação em História e Administração Pública  

Doutora em história, Marinete Zacharias Rodrigues detalhou as possiblidades de mercado para os acadêmicos de história, o motivo da abertura e a importância da graduação para os dias atuais
Ranziel Oliveira -
Fachada da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva em Campo Grande (Foto: Divulgação / SED / Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)

A (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) contará com um novo polo formação, Em , a partir de 2023. O polo das Moreninhas funcionará na Waldemir Barros da Silva, na rua Palmacia, ofertando os curso de Administração Pública e História no período noturno.

Conforme a pós doutora em história e coordenadora do curso de graduação e mestrado em história da UEMS, Marinete Zacharias Rodrigues, a medida vem para atender uma demanda da região.

“Durante o dia a escola oferece o ensino médio em tempo integral, e a noite a escola fica ociosa. O governo do Estado fez um convênio com a UEMS e os cursos serão oferecidos a noite. Há uma demanda de cursos de graduação para aquela região. Fica muito difícil para os alunos saírem das moreninha e cruzarem a cidade e toda em direção a unidade que fica na saída par , eles acabam chegando em casa muito tarde e são quase todos trabalhadores, é muito difícil ter um aluno do noturno que não seja trabalhador”, explicou.

Marinete Zacharias Rodrigues, profissionais da Escola Estadual Waldemir Barros e UEMS durante visita técnica na unidade (Foto: Marinete Zacharias Rodrigues / Arquivo Pessoal)

Em tempos de polarização, a professora também trouxe a importância de uma graduação em história par aos dias atuais.“Precisamos estar atentos as demanda da sociedade e hoje mais do que qualquer época, precisamos de mais jovens conscientes dos processos históricos do Brasil. Haja vista esse processo eleitoral, precisamos conhecer a política do passado para entender como chegamos até aqui e dessa forma. Além disso, vai verticalizar a formação em Campo Grande, que já oferece mestrado em história e existe a proposta de abrir um doutorado”, explicou.

Em relação as oportunidades do em história, Marinete enxerga uma lista de possiblidades com a regulamentação da profissão.  “O profissional formado em história pode trabalhar em museus, arquivos público e privados, pesquisa de campo, não fica só restrito em salas de aula. No âmbito do turismo histórico por exemplo: Um turista que visita a região da retirada da laguna, quem melhor que um historiador para acompanhar a visitar e contar como foi o processo de toda a retirada da laguna junto com a instrumentalização de um turismólogo”, explicou ela.

Como ingressar no polo Moreninhas

Através do vestibular, a UEMS oferta para os curso de Administração Pública 18 vagas, e 20 vagas para História, no polo das Moreninhas, que funcionará na Escola Estadual Escola Estadual Waldemir Barros da Silva.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas exclusivamente pela internet, até 24 de novembro de 2022 (horário de MS), no endereço eletrônico: https://concurso.fapec.org.

Clique aqui e confira o edital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados