Três unidades de saúde em Campo Grande estarão abertas neste sábado (5), para vacinação contra Covid-19, gripe, poliomielite e outras doenças. O atendimento vai até as 17h.

Funcionam sem intervalo para almoço a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dona Neta, no bairro Guanandi; a USF (Unidade de Saúde da Família) Moreninha; e a UBS 26 de Agosto, no Centro.

Covid-19 e gripe

As crianças e adultos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 poderão iniciar o esquema vacinal simultaneamente com outros imunizantes. A dose também estará disponível para os outros públicos e para quem já cumpriu o intervalo entre doses recomendadas pelos fabricantes da vacina. 

Quem tem 12 anos ou mais e já completou o esquema primário de vacinação há pelo menos quatro meses poderá receber o primeiro reforço. O intervalo é o mesmo para quem tomou a terceira dose e tem 35 anos ou mais, é trabalhador da saúde ou tem 18 anos ou mais e possui algum imunocomprometimento grave. 

Poliomielite

A vacina contra poliomielite protege crianças da doença que ficou popularmente conhecida como paralisia infantil, e há mais de trinta anos não há novos casos registrados no Brasil.

A campanha de imunização contra a doença terminou no último dia 31 e aproximadamente 23,3 mil crianças foram vacinadas, o que representa pouco mais de 40% do público estimado em 54,7 mil crianças nesta faixa etária. 

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. A cobertura da vacina injetável contra a doença é de aproximadamente 75%.