MS vai receber mais 26,5 mil doses de Pfizer pediátrica para imunização de crianças

O Brasil recebeu novo lote da vacina nesta segunda-feira (24)
| 24/01/2022
- 18:36
MS vai receber mais 26,5 mil doses de Pfizer pediátrica para imunização de crianças
Leonardo de França, Midiamax

Com mais de 17,5 mil crianças vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid, receberá novas doses ainda nesta semana para dar continuidade à campanha. O Ministério da Saúde recebeu novo lote da pediátrica nesta segunda-feira (24), com 1,8 milhões de doses e 26,5 mil devem ser encaminhadas para MS. 

A entrega das novas vacinas no país estava prevista para acontecer na quinta-feira (27), mas foi antecipada pela fabricante norte-americana. Já tinham sido enviadas 2,5 milhões de doses desde que a vacinação de crianças com idade entre 5 e 11 anos foi autorizada pela (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Até o fim de março, o governo federal espera receber 20 milhões de doses de vacinas pediátricas da Pfizer.

Na última sexta-feira (21), a vacina Coronavac também foi incluída pelo Ministério da Saúde no plano de imunização contra a covid-19 para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade. O governo federal está negociando os termos de compra com o Instituto Butantan, que produz o imunizante no Brasil em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Sem necessidade de receita médica em MS

O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou os municípios a vacinar crianças entre 5 e 11 anos sem a necessidade de receita médica. A exigência é que apenas os pais ou responsáveis — com o documento da criança — compareçam com elas nos postos de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). 

[Colocar ALT]
Foto: De arquivo, Midiamax

No último dia 27 de dezembro, conforme apurou a reportagem, houve uma reunião com representantes dos 79 municípios — em convocação extraordinária — para discutir a questão. Dessa forma, o que antes era apenas uma opinião do secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, foi discutido e referendado na CIB (Comissão Intergestores Bipartite). 

Conforme Resende, no momento da vacinação, o adulto responsável deverá estar com documentos de identificação da criança, como a carteira de vacinação e a certidão de nascimento ou documento de identidade, por exemplo.  Em Campo Grande, para fazer o cadastro é necessário acessar a página na internet: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/

A Pfizer pediátrica

A autorização concedida pela Anvisa veio após análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos por laboratório. Segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.

 

Veja também

Últimas notícias