MS é o primeiro estado a receber Laboratório de Criatividade e Inovação para professores

O intuito do projeto é ampliar a formação continuada de professores da educação básica

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
O programa prevê a capacitação de gestores locais e professores formadores com metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa.
O programa prevê a capacitação de gestores locais e professores formadores com metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa.

O MEC (Ministério da Educação) entregou o primeiro LABCRIE (Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica), sediado na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) no último fim de semana. 

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado a receber o projeto de inovação, por meio do ministro da educação Milton Ribeiro. O intuito do projeto é ampliar a formação continuada de professores da educação básica, com formação teórica e prática em cultura digital, metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos/problemas, gamificação, cultura maker, pensamento computacional e robótica. 

O objetivo é que o LABCRIE seja levado também aos 26 estados e ao Distrito Federal, por meio de sua adesão. Até o momento, 22 unidades da federação já se manifestaram e poderão sediar o projeto e levar aos docentes da educação básica. A iniciativa envolve a montagem do espaço, com mobiliário, equipamentos (notebooks, projetores, impressoras, kits de eletrônica e robótica, entre outros produtos) e softwares. 

De acordo com o ministro da educação Milton Ribeiro, o projeto visa investir em inovação pedagógica. “Hoje estamos iniciando mais uma etapa para auxiliar na inovação pedagógica e no uso educacional das tecnologias.  O LABCRIE vem para modernizar o ensino na educação básica e trazer mais ferramentas para que os nossos professores tenham facilidade com o digital, mídias e aulas on-line”, destaca o ministro.

Além disso, o programa também prevê a capacitação de gestores locais e professores formadores com metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa. 

A UFMS também será a responsável pela aquisição e instalação de equipamentos, além de propriedades intelectuais. De acordo com o regulamento, o estado que aderiu ao projeto disponibiliza o local, cumprindo os requisitos estabelecidos, e executa a manutenção futura dos equipamentos do laboratório.

Confira mais informações no site do LABCRIE.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

campo grande sindrome
tereré