O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participa de congresso nacional de saúde sediado em nesta quarta-feira (13). Conforme a agenda oficial, o ministro esteve primeiro na 17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS no Congresso CONASEMS e participará da cerimônia de abertura do evento, às 19h. Os eventos acontecem no shopping Bosque dos Ipês.

O congresso é aberto para todo o país e reúne cerca de 8 mil pessoas. O evento é voltado para profissionais da saúde, como médicos, dentistas e  enfermeiros. São 27 estantes no congresso, cada um representando um estado e o Distrito Federal.

Conforme o secretário de saúde do Estado, Flávio Britto, o evento é importante para discutir a saúde pública no Brasil e teve MS como sede neste ano.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, são 336 relatos apresentados, sobre o desenvolvimento do trabalho em outros estados e a diversidade na construção política do SUS. A mostra começou em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, por encontros estaduais do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), envolvendo 3.334 trabalhos inscritos e debatidos.

O principal objetivo do encontro é apresentar o caráter descentralizado da Mostra que possibilita um processo de reinvenção do Sistema Único de Saúde por todo território nacional. Em cada apresentação uma história, que muitas vezes traz um registro de superação das adversidades diante dos desafios e da escassez de recursos.

Representando a região Centro-Oeste, serão 283 trabalhos apresentados, sendo 71 de Mato Grosso do Sul. Vale lembrar que as pesquisas podem resultar em prêmios.